Executivo se reúne com lideranças para definir ações que serão adotadas pelo município
Representantes da Associação Comercial, Agronegócio, Industrial e de Serviços de Guaçuí (Acisg), Polícia Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia e Legislativo participaram da reunião.
Por Comunicação Guaçuí, fonte Prefeitura
Publicado em 17/03/2021 às 13:43 • atualizado há 2 horas
Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito Marcos Luiz Jauhar, se reuniu com representantes da Associação Comercial, Agronegócio, Industrial e de Serviços de Guaçuí (Acisg), Polícia Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia, Legislativo e parte de sua equipe de gestão. A reunião teve como objetivo definir as ações que serão adotadas pelo município para o cumprimento das determinações do Governo Estadual, referentes ao decreto de quarentena por 14 dias em todo o Espírito Santo, devido à elevação para Risco Máximo para disseminação da Covid-19.
O executivo municipal iniciou a reunião explicando que perante um decreto estadual, o município tem por obrigação acatar todas as determinações e, para que os impactos da quarentena sejam sem grandes prejuízos à sociedade guaçuiense, a administração optou por ouvir as lideranças presentes.
Em seguida, o presidente da Acisg, Elias Carvalho, enfatizou a gravidade do atual cenário do município diante da pandemia. “A gente tem que afastar essa questão política de imediato das nossas vidas. Não só a Santa Casa, mas toda a rede hospitalar está no limite. As lideranças precisam ir para as redes sociais e falar que o problema é grave. É claro que existe muita diferença do comércio da capital para o comércio do interior. Os problemas estão situados nas festas clandestinas, bares e, simplesmente, por esta questão ideológica. As pessoas andam nas ruas sem máscaras porque acham que essa doença não existe. Então a gente precisa se conscientizar disso”, declarou. Elias Carvalho propôs ao prefeito que seja feita uma carta oficial ao governador, relatando que a realidade do interior é diferente e solicitando medidas específicas ao município.
O secretário municipal de Saúde defendeu a necessidade de adoção de medidas que contribuam com o distanciamento social. “Há a necessidade de tomar medidas porque além da internação hospitalar temos agora as variantes do vírus. O objetivo é evitar a circulação de pessoas para diminuir a contaminação”.
Durante suas falas, o diretor hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, Denis Vaz, relatou como tem sido o dia-a-dia hospitalar nos últimos dias, alertando para uma situação desesperadora, segundo ele. “No dia em que a Santa Casa atingiu sua ocupação máxima de leitos de UTI para Covid tivemos que transferir uma moradora de Guaçuí para outro município. E o que eu vi fila de ambulância naquele hospital. A situação do país é desesperadora", contou. Reforçando a gravidade da situação quanto às demandas de internações, Denis Vaz destacou ainda que no mesmo dia que os leitos de UTI da Santa Casa de Guaçuí ficaram lotados, os 22 leitos de UTI para Covid inaugurados essa semana em São José do Calçado foram preenchidos em menos de 24 horas.
O prefeito Marcos Luis Jauhar declarou que todas as normas de saúde decretadas pelo governo do Estado e as medidas de segurança para prevenção da Covid-19 serão cumpridas pela Prefeitura de Guaçuí. Jauhar enfatizou a necessidade da compreensão de todos e principalmente, a colaboração. “Se concordamos ou não, precisamos seguir o que determina do decreto estadual e garantir que as medidas sejam cumpridas”, completou.
Um decreto municipal será emitido nesta quarta-feira com medidas que visam garantir o cumprimento das determinações do Governo do Estado.
Fotos
A reunião aconteceu na manhã de hoje (17), no gabinete. (Comunicação Guaçuí)
https://guacui.es.gov.br/noticia/2021/03/executivo-se-reune-com-liderancas-para-definir-acoes-que-serao-adotadas-pelo-municipio.html
Publicações relacionadas
Noticia Comunicado há 4 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 11/2024 há 6 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 10/2024 há 6 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 08/2024 há 6 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 07/2023 há 7 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 37/2023 há 7 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 87/2023 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 04/2024 Convocação há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CHP 01/2024 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CP 01/2024 há 9 meses • Prefeitura