Sobram vagas em creches municipais de Guaçuí pela primeira vez

Com a construção e instalação de novas creches, a Prefeitura criou mais de 400 novas vagas, o que permitiu atender a todos os inscritos no sorteio

Por Comunicação Guaçuí, fonte Educação Guaçuí
Publicado em 17/12/2020 às 12:37  •  atualizado há 18 horas

Desde 2014, as vagas em creches no município de Guaçuí são ofertadas por meio de sorteio, buscando a forma mais justa de atender à solicitação por uma vaga feita por pais ou responsáveis. No entanto, não era possível atender a todos e as listas de espera se repetiam. Mas este ano, a história passou a ser contada de forma diferente, já que todos os inscritos no sorteio conseguiram acesso a uma creche e ainda sobraram vagas.

Os sorteios aconteceram nos dias 10, 11, 14 e 15 deste mês, na quadra da Escola Municipal Anísio Teixeira, além da quadra da Escola Municipal Professora Elvira Bruzzi, para o caso da Creche Rita Alves dos Santos Silva, no distrito de São Pedro de Rates, no dia 15. E segundo a coordenadora pedagógica das creches municipais, Maria Luzia Muruce, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos anos anteriores, após cada sorteio, a preocupação com as listas de espera se estendia pelo ano letivo. “Mas a atual administração municipal, desde seu início, trabalhou para que o maior número de crianças fosse atendido e o município focou na busca de recursos para a ampliação e construção de novas instituições voltadas para a primeira infância”, afirma.

Esse foi o caso na instalação da Creche Regina Célia de Campos Barroso Ribeiro, no centro da Cidade, e a construção da Creche Maria Célia de Paula Muruci, bairro Horto Florestal, e Creche Maria Margarida Rodolfo Silva, no bairro Quincas Machado, que somaram mais 400 vagas a este setor. A Rede Municipal de Educação já contava com outras cinco creches (Rita Perdigão – bairro Tancredo Neves, Maria Umbelina da Silva – bairro Balança, Dona Niquita – bairro Antônio Francisco Moreira, Vilma de Paula Ridolfi Ferreira – bairro Manoel Monteiro Torres – e Rita Alves dos Santos Silva – distrito de São Pedro de Rates.

Então, hoje, Guaçuí conta com uma rede de oito creches e, pela primeira vez, ao longo de seis anos, a Secretaria Municipal de Educação consegue atender a todas as crianças inscritas. Depois de concluídas as transferências internas e rematrículas de 2020, foram ofertadas, para o ano letivo de 2021, 263 vagas para 185 inscritos no sorteio. Ou seja, todos os inscritos conseguiram uma vaga, com o sorteio servindo apenas para definir a localização de cada uma delas. “Atendemos todos que solicitaram vagas, zeramos a fila de espera nas creches e ainda sobraram vagas, graças à construção das novas creches e abertura de novas vagas”, enfatiza o secretário municipal de Educação, Liomar Luciano de Oliveira. “Temos muito que agradecer à prefeita Vera Costa, por acreditar sempre na educação, e a toda equipe da Seme, pelo empenho para uma educação de qualidade com acesso a todos”, completa.

A prefeita Vera Costa também comemora o feito, justamente no seu último ano de mandato. “Mais um motivo para sairmos com o sentimento de dever cumprindo, porque encontramos Guaçuí com cinco creches que realizavam um ótimo trabalho, mas não conseguiam atender a todas as crianças, e nosso sonho sempre foi oferecer vagas para todas elas”, recorda. “Então, construímos mais creches, inclusive uma super creche no Horto Florestal, criamos mais de 400 vagas e o resultado está aí: todos os pais e responsáveis que inscreveram crianças para uma vaga em uma creche municipal estão sendo atendidos e ainda sobraram 78 vagas, o que é motivo para ser comemorado por nossa administração, porque alcançamos um objetivo prioritário quando assumimos o município que sempre foi e vai ser de ter nossas crianças e jovens recebendo a melhor educação que possa ser oferecida”, conclui.

Sobram vagas em creches municipais de Guaçuí pela primeira vez

Depois de concluídas as transferências internas e rematrículas de 2020, foram ofertadas, para o ano letivo de 2021, 263 vagas para 185 inscritos no sorteio. (Divulgação Seme)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 1 dia  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação