Assistência Social e Direitos Humanos

Guaçuí recebe projeto da Ufes que distribui cestas básicas e kits de higiene

O projeto foi acompanhado por profissionais do Cras e visa promover campanhas de doação prevenção ao Coronavírus na região do Caparaó

Por Comunicação Guaçuí, fonte Assistência Social Guaçuí
Publicado em 14/07/2020 às 14:24  •  atualizado há 1 dia

Por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o município de Guaçuí recebeu a equipe do projeto de extensão da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), em Alegre. Esta Ação Social entre Amigos está promovendo campanhas de doação e prevenção ao Coronavírus na região do Caparaó e é desenvolvida pelo grupo Ações de Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Região do Caparaó, distribuindo cestas básicas, kits de higiene e kits de prevenção.

Os responsáveis pelo projeto solicitaram informações à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda (Semasdh), por meio do Cras, uma relação das famílias com filhos em idade escolar, matriculados em escolas de ensino fundamental e médio do município, em situação de vulnerabilidade social que ainda não foram beneficiados com auxílios dos governos, municipal, estadual ou federal, e de Igrejas nos últimos dois meses. A lista foi analisada e selecionadas as famílias a serem beneficiadas. Ou seja, a seleção das famílias foi feita pela equipe da Ufes. Foram beneficiadas com cestas básicas e kits, 10 famílias do município, considerando que as demais têm recebido cestas da Semasdh e também da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Todo o processo foi acompanhado pela assistente social Fernanda Faria Queiroz e a psicóloga Janaína Aparecida de Castro Paes. “Fizemos todo o acompanhamento do projeto, em Guaçuí, desde o envio da listagem de famílias até a visita às residências para a entrega das cestas básicas e kits de higiene”, explica Fernanda Queiroz.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Engenharia Rural, Camila Martins, o momento da entrega também é serve para a conscientização sobre a Covid-19. “Durante a entrega das cestas, a equipe realiza a explicação do material educativo e solicita a colaboração das crianças para serem agentes multiplicadores da informação contida na cartilha”, explica.

Cestas e kits

Cada cesta básica é composta por 13 gêneros alimentícios. Os kits de higiene contêm água sanitária e detergente, e os de prevenção cinco máscaras de tecido, álcool em gel e material educativo, que compreende um informativo sobre como utilizar e higienizar máscaras, um infográfico com dicas sobre preservação ambiental e uma cópia da cartilha “Entenda o que é COVID-19 para se proteger”, elaborada pelo grupo de extensão. Os produtos foram adquiridos por meio de doações ao projeto.

A Ação Social entre Amigos conta com a participação de 14 colaboradores internos e 20 externos à Ufes. As ações foram desenvolvidas nos municípios de São José do Calçado, Ibatiba, Ibitirama e Guaçuí. O projeto é desenvolvido em parceria com professores do CCAE e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), do Instituto Federal do Espírito Santo de Ibatiba, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, da Universidade Federal do Mato Grosso, da Universidade Estadual de Minas Gerais e com membros da sociedade civil organizada. Os kits de higiene foram elaborados em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa).

Quem deseja colaborar com a campanha, por meio de doações, pode se informar por meio da página no Facebook (https://www.facebook.com/pages/category/Education-Website/A%C3%A7%C3%A3o-Social-entre-Amigos-da-Regi%C3%A3o-do-Capara%C3%B3-101403881562412/) ou Instagram (https://www.instagram.com/acaosocialentreamigoss/?hl=pt-br) do projeto. São aceitas doações por meio de transferência bancária (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) ou PicPay.

*Com informações do site da Ufes

Guaçuí recebe projeto da Ufes que distribui cestas básicas e kits de higiene

Todo processo foi acompanhado por profissionais do Cras e, durante a entrega das cestas, a equipe realiza a explicação do material educativo e solicita a colaboração das crianças. (Divulgação Semasdh)

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO  Nº 008/2024