Saúde

Reunião no Ministério Público de Guaçuí fala em intensificar medidas contra Covid-19

O encontro foi convocado e coordenado pela promotora de justiça, Ana Maria Guimarães Braga e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 09/06/2020 às 20:43  •  atualizado há 1 dia

Na tarde de segunda-feira (8), o Ministério Público Estadual, em Guaçuí, realizou uma reunião para tratar sobre o aumento de casos de Covid-19 no município. O encontro aconteceu na sede do MP, no município, foi convocado e coordenado pela promotora de justiça, Ana Maria Guimarães Braga, e contou com a presença da prefeita Vera Costa, junto com o secretário municipal de Saúde interino, Werton dos Santos Cardoso, e outras autoridades e representantes da sociedade.

A promotora Ana Maria Guimarães Braga falou sobre a necessidade de uma fiscalização mais intensa da administração pública para cumprimento dos decretos estaduais e municipais publicados. E também solicitou uma ação da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg) de orientação aos comerciantes para que sigam as determinações dos decretos. “Também vou encaminhar um comunicado para diversos setores e pedir apoio para sua divulgação”, avisou a promotora. “E é necessário que sejam feitas diligências para evitar aglomerações nas ruas e praças”, completou, destacando que as ações devem ser intensificadas, nas próximas duas semanas, visando aumentar o isolamento social e evitar medidas mais extremas.

A prefeita Vera Costa enfatizou que não tem fiscais suficientes para intensificar essa fiscalização e que solicitou ao Governo do Estado a convocação de policiais militares da reserva, diante da falta de efetivo. “Muitos comerciantes foram multados, notificados, mas aproximadamente 20 estão funcionando”, afirmou, destacando que todas as medidas estão sendo divulgadas por carros de som e redes sociais, além de entregues aos comerciantes e estão disponíveis no site da Prefeitura. As informações também estão sendo enviadas à imprensa por meio do Setor de Comunicação.

Já o presidente da Acisg, Elias Carvalho Soares, colocou que existem muitos comerciantes que não são filiados à associação. “Vamos pegar a relação dos estabelecimentos que não estão respeitando os decretos, com a Prefeitura, e entrar em contato com esses comerciantes”, disse. Esta relação de estabelecimentos também foi solicitada pela promotora.

Autonomia

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Luciano Silva Suave, disse que têm sido tomadas providências para fiscalizar o cumprimento dos decretos, mas que a PM não tem como manter os estabelecimentos comerciais interditados. “A Policia Militar não tem autonomia para interditar estabelecimentos comerciais”, disse.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros de Guaçuí, capitão José Guilherme Boechat Teixeira, disse que a corporação está dando apoio aos fiscais da Prefeitura para evitar a aglomeração das pessoas. “Estamos dando apoio aos fiscais da Vigilância Sanitária para fiscalizar a aglomeração de pessoas nas ruas e estabelecimentos”, contou.

O secretário de Saúde, Werton dos Santos Cardoso, lembrou que é imprescindível que seja quebrada a cadeia de transmissão do vírus e, por isso, é preocupante o funcionamento desses estabelecimentos comerciais e, além disso, a população parece não estar acreditando no problema. “As pessoas continuam a circular pelas ruas, como se estivesse tudo normal”, enfatizou.

Também estavam presentes o capitão da PM Jackson Roney Lopes Souza e o presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, vereador Angelo Moreira. Ao final da reunião, a promotora entregou a todos um comunicado para ser divulgado à população sobre as medidas que devem ser seguidas por todos. O comunicado coloca que toda a população de Guaçuí e Divino de São Lourenço devem cumprir as diretrizes estabelecidas no Decreto 4593-R, do Governo do Estado, e a Portaria 100-R, da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), assim como suas atualizações, conforme a classificação de risco destes municípios (leia o documento na íntegra).

A reunião foi realizada na tarde de segunda-feira (8) e tratou sobre o aumento de casos de Covid-19 em Guaçuí. (Divulgação)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 8 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 21 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 22 dias  •  Saúde