Saúde

Registrado 2º óbito em Guaçuí por Covid-19 e confirmados somam 6 em um dia

Depois de ter sido registrado o primeiro óbito causado pela Covid-19, o município tem mais uma morte pela doença na noite de quinta, dia em que foram confirmados mais 6 casos

6.927

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 21/05/2020 às 20:36  •  atualizado há 1 dia

A quinta-feira (21) é de muita tristeza em Guaçuí. Depois de registrar seu primeiro óbito por Covid-19, na manhã desta quinta-feira (21), quando também foram confirmados mais dois casos, chegando ao total de 22, na noite do mesmo dia, Guaçuí teve mais uma morte pela doença e a confirmação de mais quatro casos, subindo de 22 para 28 no total. Ou seja, apenas em um dia, foram dois óbitos e confirmados mais seis casos no município. O boletim oficial será divulgado nesta sexta (22).

Sobre este segundo óbito registrado na noite desta quinta, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), trata-se de uma senhora de 62 anos que também estava isolada no Pronto Socorro Municipal. Assim como aconteceu com a senhora de 72 anos que faleceu na madrugada do mesmo dia. As duas receberam todo o tratamento intensivo e estavam entubadas, utilizando os dois respiradores existentes na unidade, aguardando a transferência para uma UTI.

Na parte da tarde, mais um Boletim Epidemiológico foi divulgado e mostra que, além dos 28 casos confirmados, Guaçuí permanece com 14 curados, enquanto os casos descartados subiram de 71 para 73 no mesmo dia. Os suspeitos voltaram a cair de 15 para 12 e as notificações subiram de 110 para 113.

Entre os 14 curados, sete são do Centro da cidade, um do Manoel Monteiro Torres, um do Cid Moreira, dois do São José, um do bairro Antônio Martins, um do Jurema e um da Vila dos Professores. E agora, dos outros 14 casos confirmados, três são do Centro da cidade, um do Manoel Monteiro Torres, um do Antônio Martins, dois da Vila dos Professores, dois do bairro Nova Guaçuí, dois do bairro João Ferraz de Araújo, um da Balança e dois óbitos, ambos do Centro.

Outra informação importante é que a Santa Casa de Cachoeiro está com 100% dos leitos de UTI ocupados. Por isso, a Santa Casa de Guaçuí informa que, devido ao aumento de demanda na região, o hospital já está se preparando para receber pacientes com o novo Coronavírus que precisam de vagas na UTI que, no momento, segundo informações, também está lotada, com pacientes que não são de Covid-19.

Os casos confirmados e suspeitos seguem sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em isolamento social, em suas casas. As pessoas que tiveram contato com esses pacientes, inclusive os casos de óbito, também estão sendo monitoradas. A Vigilância não passa informações pessoais das pessoas infectadas, apenas os bairros em que residem.

Matriz de Risco

Com este dois óbitos registrados nesta quinta-feira, Guaçuí deve passar do grupo de Risco Baixo para Risco Moderado, já conforme a nova Matriz de Risco para o contágio do Coronavírus (Covid-19), do Governo do Estado, que foi anunciado pelo governador Renato Casagrande, nesta quarta-feira (20) e passa a valer a partir deste domingo (24), podendo até determinar o fechamento total de municípios.

Serão mantidos como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios e a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Mas também levará em consideração os índices de isolamento social e letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos que é considerada como grupo de risco.

Por meio da soma desses fatores, os municípios serão classificados em risco baixo, moderado, alto ou extremo. Cada um desses fatores terá um peso na classificação de risco das cidades. O número de casos registrados terá peso de 50%, o índice de letalidade corresponderá a 20% e os percentuais de leitos disponíveis, isolamento e de pessoas acima de 60 anos, a 10%. A classificação de Risco Extremo será adotada caso a taxa de ocupação dos leitos de UTI superem o percentual de 91%.

Por sua vez, a Prefeitura de Guaçuí segue com as medidas que vêm sendo tomadas desde o começo de março, quando foram suspensas as atividades da Terceira Idade, até a implantação das barreiras sanitárias, desinfecção das ruas e o uso obrigatório de máscaras. Além do isolamento e distanciamento social, evitando aglomerações. O cidadão que quiser denunciar qualquer atitude que vá contra as medidas previstas nos decretos estadual e municipais, pode ligar para o telefone (28)99923-9942, por meio de mensagens.

Informações para a imprensa

Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Registrado 2º óbito em Guaçuí por Covid-19 e confirmados somam 6 em um dia

Apenas em um dia, foram registrados dois óbitos e confirmados mais seis casos em Guaçuí. (Comunicação Guaçu)

https://guacui.es.gov.br/noticia/2020/05/registrado-2-obito-em-guacui-por-covid-19-e-confirmados-somam-6-em-um-dia.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 9 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia EDITAL SEMUS Nº 01-2024 PARA A CONCESSÃO DE USO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS A Prefeitura de Guaçuí torna público o Edital para a concessão de uso de cadeiras de rodas motorizadas feitas sob medida que serão doadas à portadores de deficiência com vulnerabilidade social há 10 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA REALIZAM MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE NOS BAIRROS E DISTRITOS DE GUAÇUÍ  há 3 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO  há 3 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia MPES REALIZA REUNIÃO EM GUAÇUÍ PARA APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA (NAVV) O objetivo central da reunião foi dialogar sobre a importância da defesa das vítimas, visando a concretização de direitos e a promoção da Justiça. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ CELEBRA FORMATURA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS NO CURSO "SAÚDE COM AGENTE O Curso Programa Saúde com Agente  é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA ENTREGA DE CORDÕES DE IDENTIFICAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS  há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ADQUIRE DOIS CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS PORTÁTEIS PARA AMPLIAR ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE BUCAL A compra demonstra um avanço significativo na missão de tornar os serviços odontológicos mais acessíveis e convenientes para a comunidade. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO DA AGÊNCIA MUNICIPAL DE AGENDAMENTO - AMA  há 5 meses  •  Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade