Cultura, Turismo e Esporte

Prefeitura de Guaçuí reforma o antigo Colégio São Geraldo

O antigo e histórico prédio hoje serve como sede da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e abriga a Biblioteca Municipal

Por Comunicação Guaçuí, fonte Cultura Guaçuí
Publicado em 23/05/2020 às 16:20  •  atualizado há 8 horas

Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Semcultes) e a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp), a Prefeitura de Guaçuí está realizando a reforma do antigo Colégio São Geraldo. O antigo prédio, que atualmente é a sede da Semcultes e abriga a Biblioteca Municipal “Dr. Custódio Tristão”, está recebendo reparos e nova pintura em seu exterior e interior.

Conforme informações da Semcultes, a nova pintura está conservando as cores originais do prédio, que é um patrimônio da história de Guaçuí, em branco e azul. A reforma está sendo realizada com recursos próprios e mão de obra do município. A última intervenção no prédio havia acontecido na administração do ex-prefeito e hoje deputado estadual Luciano Machado.

Fundado em 5 de agosto de 1924, o Colégio São Geraldo, foi instalado no prédio adquirido pelo então presidente do Estado, Nestor Gomes, para o funcionamento de um colégio católico que ficou, nos dois primeiros anos, sob a direção das irmãs Servas de Maria e o padre Nino Minelli. Com a saída da primeira direção, assumiu o padre Miguel, passando a ser chamado Colégio Paroquial São Geraldo. Ainda em 1926, a direção é assumida pela professora Jurema Moretshon de Castro Lacerda que criou o Curso Complementar que chegou a ter 130 alunos, sendo 10 internos.

Em 1938, o colégio passa a se chamar Ginásio São Geraldo e abre as portas para os cursos Primário, Complementar e Secundário, além de formação religiosa. Por muitos anos, a instituição de ensino formou várias gerações de alunos até ser desativado. Hoje, a rede municipal conta a Escola Municipal São Geraldo, em outro prédio, e o antigo ginásio, atualmente, abriga a sede da Semcultes e a Biblioteca Municipal “Dr. Custódio Tristão”.

Conforme destaca o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, a conservação do antigo prédio tem grande importância para Guaçuí. “Sua conservação é muito importante, devido a seu valor histórico, cultural e turístico, sendo um marco histórico do município e, por isso, temos a obrigação de conservá-lo, obedecendo suas características da melhor maneira possível”, afirma. “Essa reforma se fazia necessária e estamos investindo recursos do município na preservação desse monumento de nossa história”, completa.

*Com informações do Livro “Guaçuí – Ensaio e História: Colonização, Desenvolvimento e Cultura”, de Miguel Aparecido Teodoro.

Prefeitura de Guaçuí reforma o antigo Colégio São Geraldo

A nova pintura está conservando as cores originais do prédio, em branco e azul, que é um patrimônio da história de Guaçuí. (Comunicação Guaçuí)

PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024  há 6 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte