Guaçuí continua com 15 casos confirmados mas curados sobem para 7

O município agora tem sete pessoas curadas, enquanto os casos suspeitos caíram de nove para três, com oito ainda como casos positivos para Covid-19

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 06/05/2020 às 20:33  •  atualizado há 9 dias

No boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde, Guaçuí, nesta quarta-feira (6), continua com15 casos confirmados. E a boa notícia é que destes casos, sete estão curados da Covid-19 e apenas oito seguem ainda em tratamento e isolamento social, entre estes, uma criança com idade entre 5 e 9 anos de idade. O município também subiu de 70 para 71 notificações, ao mesmo tempo em que os casos descartados subiram de 45 para 53. Com isso, os casos suspeitos caíram de nove para três.

Todos os confirmados e suspeitos continuam sendo monitorados e apenas um se encontra internado na Santa Casa de Cachoeiro, enquanto os outros estão em isolamento social, em suas residências. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Guaçuí, as pessoas que tiveram contato com esses pacientes também estão sendo monitoradas. A Vigilância não passa informações pessoais das pessoas infectadas, apenas os bairros em que residem.

Entre os sete curados, três moram no Centro da cidade, um no Manoel Monteiro Torres, um no Cid Moreira, um no São José e um no bairro Antônio Martins. Dos outros oito casos confirmados, quatro são moradores do Centro da cidade, um do bairro São José (Avenida José Alexandre), um do Manoel Monteiro Torres, um da Vila dos Professores e um do bairro Jurema.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fecha o painel com os casos no Estado às 15h30 para publicá-lo às 17 horas. Enquanto a Vigilância Epidemiológica de Guaçuí fecha o boletim depois das 18 horas, após os médicos passarem a situação dos pacientes e confirmarem se há casos de cura ou não. Então, é o município que publica os casos considerados curados. Além disso, segundo a Vigilância de Guaçuí, no painel da Sesa, um caso foi registrado duas vezes e, por isso, o município aparecia com 16 casos confirmados no painel desta quarta-feira (6).

A Sesa já foi comunicada sobre a duplicidade de casos e recebeu os registros das curas. No entanto a atualização de seu painel só será feita nesta quinta-feira (7), depois das 17 horas. Então, estão valendo os números registrados no boletim do município.

Risco Moderado

Na última atualização do Mapa de Gestão de Risco para o contágio do Coronavírus (Covid-19), do Governo do Estado, divulgado no último sábado (2), Guaçuí passou do grupo de Risco Baixo para Risco Moderado, o que pode mudar no próximo mapa que é atualizado no fim da semana. Desta forma, passou a adotar novas medidas de prevenção à pandemia que têm validade até 10 de maio. Outros três municípios estão neste mesmo grupo, enquanto sete compõem o grupo de Risco Alto. O grupo de Risco Baixo tem 55 municípios.

Por sua vez, a Prefeitura de Guaçuí segue com as medidas que vêm sendo tomadas desde o começo de março, quando foram suspensas as atividades da Terceira Idade, até a implantação das barreiras sanitárias, desinfecção das ruas e o uso obrigatório de máscaras. Além do isolamento e distanciamento social, evitando aglomerações. “Quem puder tem que ficar em casa e, se sair, tem que usar máscara, porque assinamos um decreto que torna isso obrigatório, e só depende de todos nós fazer com que os casos não cresçam em Guaçuí e a Prefeitura está trabalhando praticamente 24 horas por dia para isso”, afirma a prefeita Vera Costa. E o cidadão que quiser denunciar qualquer atitude que vá contra as medidas previstas nos decretos estadual e municipais, pode denunciar pelo telefone (28)99923-9942, por meio de mensagens.

Guaçuí continua com 15 casos confirmados mas curados sobem para 7

Todos os confirmados e suspeitos estão sendo monitorados e apenas um se encontra internado na Santa Casa de Cachoeiro, enquanto os outros estão em isolamento social. (Comunicação Guaçuí)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 8 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 22 dias  •  Saúde