Educação realiza pintura e reparos nas creches e escolas de Guaçuí

Com a paralisação das aulas e utilizando mão de obra voluntária de servidores das escolas e até de membros da comunidade, unidades estão recebendo melhorias

Por Comunicação Guaçuí, fonte Educação Guaçuí
Publicado em 31/05/2020 às 12:51  •  atualizado há 22 minutos

Mesmo com a suspensão das aulas, na Rede Municipal de Ensino de Guaçuí, por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as escolas municipais não estão sem atividades. Enquanto os alunos recebem aulas por meio de vídeos gravados por professores do 1º ao 5º ano, dentro do projeto “Estuda em Casa, Guaçuí”, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) está cuidando das unidades de ensino, para que estejam nas melhores condições no momento em que as aulas presenciais retornarem.

Utilizando mão de obra própria, a Seme está pintando e fazendo reparos nas escolas e creches municipais. Ou seja, os próprios servidores das escolas e da equipe de apoio da Secretaria estão realizando os serviços, com a ajuda de voluntários da comunidade, em alguns casos. Já o material usado está sendo adquirido com recursos de programas federais que podem ser utilizados para manutenção das escolas, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Sobre esse trabalho voluntário da comunidade, uma creche, em especial, chamou a atenção. A Cemei Creche Rita Perdigão – que funciona anexa à Escola Municipal Isaura Marque da Silva (Caic) – contou com essa colaboração comunitária nos serviços realizados em sua manutenção.

A diretora da creche, Pauliana Leite, destaca o mutirão feito com a participação de voluntários. “Nossa creche foi reformada através de uma bela ação, um mutirão com voluntários, que reuniu nossos funcionários, familiares, amigos, pais, alunos e comunidade em geral”, conta. “Agradeço imensamente a todos os voluntários que abraçaram essa causa e mudaram nossa realidade, funcionários, empresários locais e amigos que têm oferecido doações em geral, e ao amigo Victor Teixeira por embelezar tudo, com seus desenhos, melhorando nossa proposta pedagógica, além da prefeita Vera Costa, a equipe da Secretaria de Educação, em especial ao secretário, Liomar de Oliveira e a superintendente pedagógica, Marcia Oliveira, por apoiarem esse lindo projeto e acreditarem que seria possível”, afirma.

Outra instituição que também merece destaque é a Escola Municipal Professora Guiomar Soares de Azevedo, localizada no distrito de São Miguel do Caparaó. Esta unidade, desde sua inauguração, há mais de 10 anos, não recebia uma pintura e, agora, recebeu toda pintura interna e externa.

Para o secretário de Educação, Liomar Luciano de Oliveira, essa ação tem sido de grande importância para o município, principalmente, os servidores que têm participação efetiva nas escolas. “Sentimos muito orgulho de ver nossos servidores empenhados em levar melhorias aos locais de trabalho, destacando que, sem eles, não seria possível realizar a manutenção das escolas, haja vista, a situação econômica que passamos”, destaca, salientando que o objetivo é realizar a pintura em todas as unidades de ensino, ainda este ano.  “Muitas delas já estão recebendo os reparos e a pintura, mas aquelas que ainda não iniciamos, queremos terminar até o final do ano”, afirma.

Educação realiza pintura e reparos nas creches e escolas de Guaçuí

O material usado está sendo adquirido com recursos de programas federais que podem ser utilizados para manutenção das escolas. (Comunicação Guaçuí)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação