Guaçuí confirma mais um caso de Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo

O terceiro caso, em Guaçuí, foi confirmado na manhã desta quinta-feira (23), mantendo o número de casos suspeitos e subindo as notificações

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 23/04/2020 às 16:05  •  atualizado há 3 dias

Guaçuí teve a confirmação do seu terceiro caso de Covid-19 na manhã desta quinta-feira (23). Com isso, o município anuncia pelo terceiro dia consecutivo um caso da doença, e passou a ter três casos confirmados, subindo também de 26 para 27 as notificações e mantendo o número de casos suspeitos aguardando o resultado em 17, assim como os casos descartado continuam em sete.

O caso confirmado, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Semus, é de um homem, morador do bairro Antônio Martins. Ele se encontra em isolamento social, na sua residência. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Guaçuí, as pessoas que estiveram em contato com esse paciente estão sendo monitoradas, assim como ele, para acompanhar seu estado de saúde.

Mesmo com mais esse caso confirmado, Guaçuí continua classificado como Risco Baxo para contaminação pelo Coronavírus, conforme o Mapa de Gestão de Risco, feito pelo Governo do Estado, que estabelece medidas qualificadas em cada município na prevenção à Covid-19. O mapa leva em consideração o número de casos registrados e os municípios estão divididos em três grupos de risco (Baixo, Moderado e Alto). Para estar em Risco Baixo, o município deve estar com uma proporção abaixo da média estadual de 23 casos a cada 100 mil habitantes, ou seja, 0,00023. Com três casos e aproximadamente 30 mil habitantes, Guaçuí está com um índice de 0,00010.

Diante da confirmação de outro caso, se justifica ainda mais a decisão da prefeita Vera Costa de ter publicado o decreto 11.375, na manhã de quarta-feira (22)

Contudo, diante da confirmação de outro caso, se justifica ainda mais a decisão da prefeita Vera Costa de ter publicado o decreto 11.375, na manhã de quarta-feira (22), que obrigatório o uso de máscara facial durante o deslocamento de pessoas em todo o município, em estabelecimentos comerciais e repartições públicas. E essa obrigação vai ser cada vez mais cobrada à população e poderá se chegar à cobrança de multa. “Tomamos de tornar obrigatório o uso de máscaras quando apareceu o primeiro caso, dia 21, e hoje, dia 23, foi confirmado o terceiro caso, só que não estipulamos multa nesse decreto, mas vamos seguir observando a população até domingo e, se for necessário, na segunda-feira (27), vamos fazer alterações no decreto, estabelecendo multa para quem não estiver cumprindo”, adianta. “Então, deixo aqui um apelo para toda população guaçuiense: ao sair de casa utilize máscara”, finaliza.

Medidas a serem seguidas

Por estar classificado como Risco Baixo, o comércio de Guaçuí voltou a funcionar, nesta quarta-feira (22), com todos os estabelecimento podendo abrir das 10 às 17 horas e mantendo a média de um cliente para cada 10 metros quadrados (m²), com os funcionários utilizando máscaras, obrigatoriamente, e sendo observado o distanciamento social nas filas (pelo menos um metro de distância entre cada pessoa). Supermercados, bares, lanchonetes, academias, reuniões públicas, cultos religiosos, teatro, biblioteca e atividades esportivas continuam com as orientações já especificadas em decretos publicados pelo estado e município.

Ao mesmo tempo, a população tem que manter isolamento social (principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco) e quem sair para a rua, o distanciamento social (para todos os casos), além das máscaras e as medidas de higiene.

No transporte público, as empresas têm que manter a higienização de veículos em nível Covid-19, providenciar a proteção obrigatória para tripulação (máscaras, álcool e luvas), instalar dispositivos de álcool em gel nos terminais e manter o distanciamento entre pessoas em filas para embarque. E a Prefeitura irá realizar o monitoramento de casos suspeitos e infectados, além de instalar o Sistema de Comando de Operações, assim como elaborar o plano de contingência e realizar barreiras sanitárias.

A população também pode colaborar, denunciando o descumprimento dessas medidas e orientações. A denúncia pode ser feita, apenas por mensagens, pelo telefone (28)99923-9942.

Guaçuí confirma mais um caso de Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo

O caso confirmado, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Semus, é de um homem que se encontra em isolamento social. (Comunicação Guaçuí)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 3 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 16 dias  •  Saúde