Vacinação contra gripe em Guaçuí será feita por agendamento a partir de terça

Foram vacinados 1.080 idosos e 220 profissionais da saúde no primeiro dia de Campanha em Guaçuí com vacinação acontecendo nas unidades de saúde

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 23/03/2020 às 17:18  •  atualizado há 4 dias

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe H1N1) começou nesta segunda-feira (23) e, apesar da situação de emergência em saúde pública e com isolamento domiciliar determinado em Guaçuí, por causa do Coronavírus (Covid-19), o primeiro dia foi tranquilo com muitos idosos indo até as unidades de saúde. Nesta primeira fase, que vai até o dia 15 de abril, estão sendo vacinados os idosos, com 60 anos de idade ou mais, e também os profissionais da saúde. A campanha termina no dia 22 de maio.

Nesse primeiro dia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí informa que foram vacinados 1.080 idosos e 220 profissionais do setor. As doses foram colocadas à disposição nas unidades de saúde do município e cada idoso pode ser vacinado naquela que se encontra mais perto de sua residência. Mas nem todas as unidades realizaram a vacinação em suas instalações, fazendo isso em locais mais espaçosos e arejados, para evitar aglomerações. Cada uma das equipes das 10 unidades também se empenharam para organizar as filas de modo que os idosos ficassem na distância recomendada para prevenir o contágio pelo Coronavírus. Pessoa com sintomas respiratórios não puderam ir aos locais de vacinação.

Contudo, a partir desta terça-feira (24), a Semus anunciou que precisará mudar a estratégia. Isso porque o Ministério da Saúde está enviando a vacina de forma fracionada e, por esse motivo, o prosseguimento da vacinação será feito por agendamento. “Vamos disponibilizar um número de telefone, para as pessoas ligarem e agendarem, porque com a vacina fracionada, não queremos correr o risco do idoso sair de casa, chegar na unidade e a vacina já ter acabado”, explica o secretário municipal de Saúde, Werton dos Santos Cardoso. “A pessoa vai ligar e será agendada a hora para ir tomar a vacina que será aplicada na unidade de saúde perto de sua casa”, completa o secretário. Isso também vale para os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Para agendar, a pessoa deve ligar para os telefones (28) 99928-4772, 99991-3604, 99931-9801, 99937-3197 e 99965-1489, das 8 às 16 horas. Segundo informações da Secretaria, nesta terça (24) e quarta (25), serão agendadas a vacinação para quinta-feira (26). Assim por diante, até que o município atinja a meta de 90% do público alvo. De acordo com os dados da Semus, o total (100%) é de 3.597 idosos e 753 trabalhadores da saúde. Além disso, a Secretaria informa que o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de rotina em todo o Brasil e, por esse motivo, a Policlínica ficará fechada, já que não haverá vacinação no local.

O telefone colocado à disposição, também pode ser usado para conseguir informações e pelos profissionais da saúde que não fazem parte do setor público para agendarem o dia, hora e local de vacinação. Já os profissionais do serviço público estão sendo vacinados nas unidades de saúde em que trabalham, enquanto a Santa Casa de Guaçuí está vacinando seu pessoal.

A segunda fase da campanha está marcada para acontecer a partir de 16 de abril, seguindo até o dia 8 de maio, quando serão vacinados os professores das escolas públicas e privadas, além dos profissionais das forças de segurança e salvamento e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais ou de deficiência. Já a terceira fase, de 9 a 22 de maio, irá vacinar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que estão amamentando).

Vacinação contra gripe em Guaçuí será feita por agendamento a partir de terça

Cada uma das equipes das 10 unidades também se empenharam para organizar as filas de modo que os idosos ficassem na distância recomendada. (Comunicação Guaçuí)

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 5 dias  •  Saúde