Quem chega de viagem em Guaçuí está sendo notificado e monitorado

Profissionais da saúde do município estão fazendo visitas a essas pessoas e as notificando para que fiquem em isolamento social

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 20/03/2020 às 17:59  •  atualizado há 5 dias

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando uma busca ativa, ou seja, indo até a residência das pessoas que chegaram e irão fazer com aquelas que chegarem de viagem, em Guaçuí, vindo de outro município, de fora do Estado, ou do Exterior. A iniciativa faz parte do intenso trabalho que a administração municipal vem realizando, junto com outros segmentos da sociedade, para sensibilizar os cidadãos sobre a necessidade de medidas preventivas contra o Coronavírus (Covid-19).

Todos até, agora, foram notificados para que fiquem em isolamento social por, pelo menos, sete dias – quem não tiver sintomas. Caso algum sintoma apareça, a pessoa deverá ficar isolada por mais sete dias. Aquelas que já apresentarem sintomas, durante a notificação, já deverão permanecer em isolamento por 14 dias. As mesmas medidas também estão sendo passadas para os estudantes que estão retornando ao município. Todos estão assinando uma Notificação de Isolamento  Preventivo, conforme estabelecido pela Portaria 356, de 11 de março de 2020, do Ministério da Saúde.

Além disso, estão sendo passadas orientações e feito o monitoramento de cada uma dessas pessoas, sempre seguindo protocolos técnicos. Os profissionais da Semus, durante a visita domiciliar, estão entregando um Guia de Orientações e Cuidados.

A Secretaria Municipal Saúde também pede que toda a população de Guaçuí siga as orientações que estão sendo passadas pela administração sobre a necessidade do isolamento social. “Também pedimos que as pessoas tomem cuidado com as informações que recebem e divulgam, que busquem essas informações apenas em fontes oficiais do município, do Governo do Estado e Federal que são também divulgadas pela imprensa”, pede a prefeita Vera Costa. “Precisamos ser responsáveis e entendermos a urgência pela qual estamos passando”, completa.

Na manhã desta sexta-feira (20), o carro de som da Prefeitura de Guaçuí percorreu todas as ruas da cidade orientando os moradores para que fiquem em casa, mantendo o isolamento, saindo nas ruas apenas para cumprir obrigações inadiáveis ou para fazer o estritamente necessário, como ir ao médico, fazer compras de alimentos e medicamentos. E na parte da tarde, o carro ganhou a companhia do carro da Vigilância Sanitária, da Semus, uma viatura da Polícia Militar e outra do Corpo de Bombeiros, enquanto circulava, como forma de apoio ao que está sendo solicitado pelo município.

O site oficial da Prefeitura de Guaçuí (www.guacui.es.gov.br) está sendo atualizado diariamente, assim como as redes sociais do município, como o Pmg Comunica, no Facebook. Para maiores informações, denúncias sobre pessoas que chegaram de viagem ou não e estão descumprindo as medidas preventivas  e até quem quiser comunicar que chegou de viagem, o cidadão deve entrar em contato pelo site, acessando o link da Ouvidoria SUS ou e-Ouv e por meio dos números de telefones (28)99923-9942 e (28)3553-2294.

Quem chega de viagem em Guaçuí está sendo notificado e monitorado

Todos estão assinando uma Notificação de Isolamento Preventivo, conforme estabelecido pela Portaria 356, de 11 de março de 2020, do Ministério da Saúde. (Divulgação)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 8 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 22 dias  •  Saúde