Prefeitura de Guaçuí suspende aulas no município a partir desta terça-feira

Aulas estão suspensas a partir desta terça (17), visando a prevenção contra o Coronavírus (Covid-19), e férias de julho serão antecipadas

Por Comunicação Guaçuí, fonte Prefeitura Guaçui
Publicado em 16/03/2020 às 22:23  •  atualizado há 6 dias

Diante do quadro que exige prevenção contra o Coronavírus (Covid-19) e a decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Guaçuí decidiu suspender as aulas e, em seguida, antecipar as férias de julho. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre a prefeita Vera Costa, o secretário municipal de Educação, Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho –, o secretário municipal de Saúde, Werton dos Santos Cardoso, a superintendente da Educação, Márcia Oliveira, o procurador geral do município, Ailton da Silva Fernandes, e o procurador adjunto, Douglas de Souza Rodrigues, quando a prefeita gravou um pronunciamento à população.

As aulas estão suspensas a partir desta terça-feira (17) até sexta (20). E no dia 23, próxima segunda-feira, serão antecipadas as férias de julho, com o objetivo de prevenir a contaminação pelo Coronavírus entre os alunos das escolas do município. “Resolvemos tomar essa decisão, pensando na saúde de nossos alunos e da população, seguindo também o que foi decidido pelo governador Renato Casagrande que suspendeu as aulas na rede estadual, além de outros municípios que estão fazendo o mesmo”, destaca a prefeita Vera Costa.

Contudo, a Prefeitura de Guaçuí enfatiza que essa antecipação das férias deve ser usada para que as pessoas fiquem em casa e não para viajar e para diversão. Inclusive, a prefeita Vera Costa deve também determinar que sejam evitadas as aglomerações públicas, em eventos e também reuniões religiosas. Para isso, ela se reuniu, nesta segunda-feira (16), com representantes da Igreja Católica e do Conselho Municipal de Pastores Evangélicos de Guaçuí (Compeg) para conversar sobre ações a serem tomadas diante desta situação.

A administração municipal está levando em conta que, muitos dos fiéis das diversas denominações religiosas, fazem parte do grupo de maior risco para a contaminação e a forma mais grave da infecção por Coronavírus. O grupo de maior risco são as pessoas com 60 anos ou mais, além daquelas que apresentam problemas de saúde crônico e imunidade baixa. Por esse mesmo motivo, inclusive, já foram suspensas as atividades do grupo da Terceira Idade Alegria de Viver desde sexta-feira (13).

A prefeita Vera Costa trabalhou o dia inteiro, praticamente, na tomada de decisões sobre essa situação e a sua principal preocupação é agir, fazendo todo o possível para que Guaçuí não tenha casos confirmados, mas destaca que não é motivo para pânico. “Estamos preocupados sim, mas não é motivo para pânico, mas é preciso tomar as atitudes para prevenção, porque nosso maior bem é a vida do cidadão guaçuiense”, esclarece. “Por isso, também precisamos que as pessoas tomem todos os cuidados que estão sendo divulgados pelas autoridades de saúde e, no caso dos alunos e suas famílias, nessas férias antecipadas, fiquem em casa e evitem aglomerações, porque é momento de prevenir, para não ser preciso remediar”, afirma.

Ela também destaca que o município está se preparando para atender a população, caso seja necessário. “Nesta segunda, transferimos os atendimentos da Policlínica Municipal para a Rede Cuidar, não por este motivo, mas se for preciso, o espaço pode ser usado para atender as pessoas”, explica. “E tenham certeza que toda a equipe da Prefeitura de Guaçuí está trabalhando para que passemos por essa crise, mantendo controle sobre essa situação, com responsabilidade e fé em Deus”, conclui.

Prefeitura de Guaçuí suspende aulas no município a partir desta terça-feira

A Prefeitura de Guaçuí enfatiza que essa antecipação das férias deve ser usada para que as pessoas fiquem em casa e não para viajar e para diversão. (Comunicação Guaçuí)