Mais de 1.900 idosos já foram vacinados contra gripe em Guaçuí

Vacinação está acontecendo por agendamento e também já receberam a vacina 308 profissionais da saúde e foram feitos 2.615 atendimentos telefônicos

Por Comunicação Guaçuí, fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 28/03/2020 às 17:28  •  atualizado há 3 dias

Dando seguimento à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe H1N1) em Guaçuí, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que já foram vacinados 1.908 idosos no município. Além deles, também foram vacinados 308 profissionais do setor de saúde. Desde o segundo dia da campanha, a vacinação está sendo feito por agendamento, como um das medidas à prevenção ao Coronavírus (Covid-19) e devido ao envio fracionado das vacinas pelo Ministério da Saúde.

Nesta primeira fase, que vai até o dia 15 de abril, o que é tempo suficiente para vacinar todo o público alvo que reúne os idosos com 60 anos de idade ou mais e também os profissionais da saúde. Pessoas com sintomas respiratórios, acamados ou com problemas de locomoção também devem ligar para fazer o agendamento e receber orientações, assim como os profissionais de saúde que não são do setor público. Os profissionais do serviço público estão sendo vacinados nas unidades de saúde em que trabalham, enquanto a Santa Casa de Guaçuí está vacinando seu pessoal. A campanha termina no dia 22 de maio.

A Semus informou, ainda, que foram realizados 2.615  atendimentos telefônicos, já que os telefones colocados à disposição também servem para tirar dúvidas e receber informações. Os telefones são (28) 99928-4772, 99991-3604, 99931-9801, 99937-3197 e 99965-1489 e as ligações deve ser feitas das 8 às 16 horas. “Mas pedimos paciência, porque, apesar de serem cinco números, a procura é muita e, algumas vezes, todos estão ocupados fazendo atendimentos e dá sinal de fora de área, mas todos estão funcionando, só que também não adianta ligar fora do horário estipulado”, explica o secretário municipal de Saúde, Werton dos Santos Cardoso.

Este agendamento se fez necessário já que o Ministério da Saúde está enviando a vacina de forma fracionada e, por isso, o município tomou esta decisão para evitar que pessoas se dirijam até a unidade de saúde e não encontrem vacina. Além disso, a Secretaria informa que o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de rotina em todo o Brasil e, por este motivo, a Policlínica ficará fechada, já que não haverá vacinação no local e o atendimento de especialidades está sendo feito na Rede Cuidar. A meta da Semus é atingir, no mínimo, 90% do público alvo. De acordo com os dados da Secretaria, o total é de 3.597 idosos e 753 trabalhadores da saúde.

A segunda fase da campanha está marcada para acontecer a partir de 16 de abril, seguindo até o dia 8 de maio, quando serão vacinados os professores das escolas públicas e privadas, além dos profissionais das forças de segurança e salvamento e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais ou de deficiência. Já a terceira fase, de 9 a 22 de maio, irá vacinar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que estão amamentando).

Mais de 1.900 idosos já foram vacinados contra gripe em Guaçuí

A meta da Semus é atingir, no mínimo, 90% do público alvo. De acordo com os dados da Secretaria, o total é de 3.597 idosos e 753 trabalhadores da saúde. (Comunicação Guaçuí)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 2 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 15 dias  •  Saúde