IBGE adia Censo 2020 que será realizado no ano que vem

Diante da pandemia de Covid-19, a decisão leva em consideração que a pesquisa coloca recenseadores em contato próximo com a população

Por Comunicação Guaçuí, fonte Prefeitura Guaçuí
Publicado em 31/03/2020 às 16:34  •  atualizado há 48 minutos

O IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021. Com o adiamento, o IBGE está se ajustando às recomendações do Ministério da Saúde, diante do quadro de emergência de saúde pública causado pela Covid-19, atendendo assim às restrições diante da pandemia e em solidariedade a este momento pelo qual o país passa.

Conforme a nota divulgada à imprensa, a decisão leva em consideração o fato da pesquisa chegar a todos os domicílios do Brasil e que coloca os recenseadores em contato próximo com moradores dos cerca de 70 milhões de domicílios a serem visitados. Também foram considerados os possíveis impactos das medidas preventivas na cadeia de treinamento do pessoal que iria trabalhar no Censo que envolve mais de 200 mil contratados em todo o país, o que poderia comprometer a qualidade do trabalho.

Os recursos previstos para a realização do Censo, no total de R$ 2,3 bilhões, serão alocados para o Ministério da Saúde promover ações de enfrentamento à Covid-19, com o compromisso do Ministério realocar, no orçamento do IBGE do próximo ano, o mesmo valor, para assegurar a realização do Cendo. Na nota, o instituto agradece a todas as instituições parceiras, autoridades e à sociedade em geral que se empenhou na divulgação e apoio ao Censo 2020 e convoca para o combate ao Coronavírus.

Processos seletivos

O IBGE também decidiu suspender os dois processos seletivos com vagas temporárias para o Censo Demográfico. O IBGE e o Cebraspe estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições o mais rápido possível. Para isso, o Cebraspe vai encaminhar, ao IBGE, as informações cadastrais de cada um dos pagantes para, em seguida, efetivar o reembolso que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil.

O IBGE informa, ainda, que a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é o dia 18 de maio e garante que todos os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão integralmente ressarcidos. As orientações, para o recebimento dos reembolsos, serão divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe.

IBGE adia Censo 2020 que será realizado no ano que vem

Foram considerados os possíveis impactos das medidas no treinamento dos mais de 200 mil contratados em todo o país, o que poderia comprometer a qualidade do trabalho. (Divulgação)