Planejamento

Prefeitura de Guaçuí passa de R$ 15 milhões pagos em precatórios

O município chegou ao total superior a R$ 15 milhões pagos pela atual administração, até este mês de novembro, referentes a precatórios de servidores municipais

Por Comunicação Guaçuí , fonte Planejamento Guaçuí
Publicado em 07/11/2019 às 17:52  •  atualizado há 1 dia

O município de Guaçuí chegou ao total superior a R$ 15 milhões pagos pela atual administração, até este mês de novembro, referentes a precatórios de servidores municipais. A prefeita Vera Costa assinou, na quarta-feira, mais um cheque de R$ 226 mil, nominal ao Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, para que o valor seja repassado ao Sindicato dos Servidores Públicos do município e possa chegar até os servidores que têm direito aos valores.

Precatórios são requisições de pagamentos expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva. E no caso de Guaçuí, estes montantes que são pagos mensalmente fazem parte dos quase R$ 600 mil de dívidas deixadas por administrações anteriores que a atual administração paga todo mês.

Os pagamentos desses precatórios começaram a ser feitos em 2013, no primeiro ano, do primeiro mandato da prefeita Vera Costa. Naquele ano, foram pagas parcelas de R$ 150 mil, fechando o ano, então, com um total de R$ 1,8 milhão. O mesmo valor que foi pago nos anos de 2014 e 2015.

Já em 2016, esse valor de R$ 150 mil foi pago apenas no mês de janeiro. Nos outros meses daquele ano houve um reajuste do valor que passou a ser de R$ 215.635,58 por mês. Com isso, o ano fechou com um total pago de R$ 2.521.991.38. O valor pago de fevereiro a dezembro de 2016 foi o mesmo durante os 12 meses de 2017 e o ano fechou com um total pago de R$ 2.587.626,96.

No ano passado, houve mais um reajuste no valor da parcela mensal que passou a ser de R$ 220 mil. Com isso, o município de Guaçuí pagou, em 2018, um total de R$ 2,640 milhões em precatórios. E até este mês de novembro de 2019, com a parcela mensal em R$ 226 mil, já foram pagos, em precatórios, um total de R$ 2,484 milhões. Desta maneira, de 2013 até agora, o valor total pago é de R$ 15.633.618,34.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, até junho do ano que vem, o município terá liquidado com todos os precatórios referentes aos servidores existentes atualmente. E para a prefeita Vera Costa, essa é mais uma conquista para sua administração e da população de Guaçuí. “Vamos terminar nosso mandato com os precatórios pagos, o que nos dá o sentimento de dever cumprido, porque estamos pagando o que é devido a esses servidores, e dando a Guaçuí maiores possibilidades de investimentos em obras e serviços, porque são recursos que estamos pagando todo mês que, depois de tudo pago, vão voltar a ser investidos em benefícios para a população”, afirma.

Prefeitura de Guaçuí passa de R$ 15 milhões pagos em precatórios

A prefeita Vera Costa assina mais um cheque de R$ 226 mil, referente a uma parcela dos precatórios neste ano de 2019. (Comunicação Guaçuí)

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024 O evento acontecerá nesta quarta-feira (20), às 09h, na Câmara Municipal de Vereadores. há 6 meses  •  Planejamento