Educação e Saúde iniciam ação do projeto “Todos na Escola” em Guaçuí

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, inicia a “Busca Ativa” que visa identificar quem está fora da escola

Por Comunicação Guaçuí , fonte Educação Guaçuí
Publicado em 05/09/2019 às 12:25  •  atualizado há 1 dia

Durante esta quarta-feira (4), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí reuniu os Agentes Comunitários, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), visando iniciar os trabalhos do Projeto “Todos na Escola”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sedu), em parceria com a Unicef, União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e municípios. O objetivo é mapear os alunos que estejam fora da sala de aula e desenvolver ações para contribuir com a inclusão e a permanência desses estudantes na escola, utilizando como estratégia de trabalho a “Busca Ativa”.

Presente à reunião, que foi realizada no auditório da Seme, o secretário municipal interino de Educação, Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho –, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Saúde para que o projeto alcance seus objetivos. “É muito importante essa parceria da Educação com a Saúde, para que este projeto seja bem sucedido e a participação dos agentes de saúde é essencial”, afirmou.

A reunião foi coordenada pela superintendente pedagógica da Seme, Márcia Oliveira, que falou como funciona o projeto “Todos na Escola”, apresentando dados sobre a Educação e as exigências do Plano Municipal de Educação, do Tribunal de Contas do Estado e da Sedu, para que sejam adotadas medidas para diminuir o número de crianças e jovens fora da escola. “E a participação dos agentes de saúde é muito importante, porque eles têm acesso direto às famílias e às informações que precisamos”, explicou.

Durante a reunião, que também contou com a presença da enfermeira da Semus, Mônica Eugênia de Paula Falleiro Mendes, a superintendente Márcia Oliveira, explicou que o trabalho será feito por meio das visitas domiciliares que são realizadas pelos agentes de saúde. “Eles estarão munidos de um formulário contendo cinco questões referentes ao levantamento de pessoas fora da escola”, contou.

A participação dos agentes de saúde está prevista na ação “Busca Ativa”, dentro do projeto “Todos na Escola”, da Sedu, justamente pela facilidade que eles têm em captar os dados concretos que vão possibilitar o planejamento, desenvolvimento e implantação de políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. O diagnóstico que é feito, atualmente, é baseado no Censo Escolar que aponta apenas a quantidade de pessoas em idade escolar fora da unidade de ensino. O mapeamento de quem são esses alunos, onde moram e porque estão fora da escola é o que será possível identificar com a ação.

Educação e Saúde iniciam ação do projeto “Todos na Escola” em Guaçuí

A reunião sobre a ação “Busca Ativa” foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, durante esta quarta-feira (4). (Comunicação Guaçuí)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 1 dia  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação