Cultura, Turismo e Esporte

Guaçuí se mantém na categoria “C” no Mapa do Turismo Brasileiro

No Estado, 54 municípios estão no mapa divulgado pelo Ministério do Turismo e Guaçuí se mantém na categoria que outros não atingiram ou só chegaram agora

Por Comunicação Guaçuí , fonte Turismo Guaçuí
Publicado em 28/08/2019 às 11:56  •  atualizado há 1 dia

De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo, na segunda-feira (26), o município de Guaçuí se mantém na categoria “C”, onde alguns municípios não conseguiram atingir e outros só chegaram nesse relatório, onde cidades de todo Brasil são classificadas de “A” a “E”. Para a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes), isso demonstra que o município está no caminho certo no setor, se mantendo nessa categoria desde 2013 e que está trabalhando para que alcance as categorias acima em breve.

Para isso, segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, a administração municipal tem apostado no turismo de eventos. “Esse relatório mostra que temos seguido o caminho certo e que podemos evoluir ainda mais, já que estamos intensificando o investimento no turismo de eventos, realizando e apoiando iniciativas, o que pode nos fazer crescer cada vez mais no setor”, afirma.

O município tem realizado e apoiado eventos que têm trazido muitos turistas a Guaçuí, além de manter a cidade sempre limpa e organizada, com jardins e logradouros bem cuidados, assim como tem presenciado o investimento de empreendimentos de hotelaria e gastronomia, o que atrai os visitantes. Entre os muitos eventos, podem ser destacados o GuaçuFolia, o Festival Nacional de Teatro, a Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, Festival de Inverno, Chorinho na Praça, Luau Cristo Redentor, Dia do Evangélico, Feira de Negócios, a Expoagro e as festas dos distritos São Pedro de Rates, São Tiago e São Miguel do Caparaó (Festa da Banana), entre outros.

No relatório do Ministério do Turismo, 2.694 municípios estão categorizados dentro de 333 regiões turísticas, sendo 10 dentro do Espírito Santo. Deste total nacional, 62 cidades estão na categoria “A”, 257 compõem a categoria “B” e 477, na categoria “C”. Ou seja, Guaçuí está entre estes 477 municípios, à frente de 1.898 cidades (na categoria D e E) e atrás apenas de outras 319 (A e B), dentro do território nacional. Destacando que há cidades que alcançaram a categoria “C” neste relatório e também as que caíram para a “D” e até “E”, inclusive, no Espírito Santo.

O objetivo principal do Mapa do Turismo Brasileiro é qualificar os destinos e melhorar os serviços prestados aos turistas. Os relatórios podem ser conferidos no site www.mapa.turismo.gov.br, contando com emissão de certificado digital para os municípios relacionados nele.

Concurso Fotográfico

E dentro do turismo de eventos, uma das iniciativas da Semcultes, em Guaçuí, é o Concurso Fotográfico-Gastronômico que está em sua segunda edição, lançada em maio deste ano. O concurso conta com a parceria do Circuito Caparaó Capixaba e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaçuí (Acisg), sendo válido para os municípios de Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e Ibitirama. O principal objetivo é fomentar o turismo da região.

Podem participar do concurso, proprietários de bares, restaurantes e da agroindústria do Caparaó Capixaba, além dos consumidores dos produtos desse setor. Todos podem inscrever fotografias amadoras ou profissionais. Os empreendedores podem enviar até três fotografias, abordando o tema do concurso “Gastronomia Regional”, para o email cultura@guacui.es.gov.br. Enquanto os consumidores podem participar compartilhando uma foto de um prato ou produto do empreendimento preferido, no Instagram ou Facebook com a #2CFCGuaçuí, concorrendo a prêmios. É importante consultar, antes, o regulamento no site da Prefeitura de Guaçuí (www.guacui.es.gov.br) ou ligue para (28)3553-3344 para mais informações.

Guaçuí se mantém na categoria “C” no Mapa do Turismo Brasileiro

Guaçuí tem intensificado o investimento no turismo de eventos, realizando e apoiando iniciativas, o que pode trazer crescimento no setor. (Arquivo Comunicação Guaçuí)

Noticia NOVOS CONSELHEIROS DO TURISMO TOMAM POSSE E DISCUTEM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PARA OS PRÓXIMOS ANOS  há 14 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ INSTALA PLACAS DE ALERTA NAS CACHOEIRAS DO CABOCLO E TREMEDEIRA Além das Cachoeiras do Caboclo e Tremedeira, em breve serão instaladas placas informativas nas demais cachoeiras e pontos turísticos do município. há 27 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte