Servidores da alimentação escolar participam de curso de capacitação

Um grupo que trabalha na preparação da merenda escolar participou da segunda edição do Treinamento para Preparador de Alimentos

Por Comunicação Guaçuí , fonte Educação Guaçuí
Publicado em 25/07/2019 às 17:44  •  atualizado há 9 dias

Servidores da alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí participaram do Treinamento para Preparador de Alimentos, numa parceria do município com o Senar, realizado nas dependências da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. O curso começou na segunda-feira (22) e foi encerrado nesta quinta-feira (25), tendo como ponto alto o concurso de receitas entre 22 participantes do curso que foram divididos em dois grupos.

O curso foi ministrado pela economista doméstica e instrutora do Senar, Kely Cristina Alves Feitosa, com o apoio das nutricionistas da Seme, Shayra Costa de Souza e Fernanda Braga da Silva. E Shayra explica que o curso visa capacitar os servidores que preparam a merenda escolar da Rede Municipal em boas práticas, higiene, manipulação e produção per capta dos alimentos (quantidade correta por aluno). “Além de produzir pratos e novas receitas usando apenas os alimentos que são oferecidos na merenda escolar”, destaca.

Essa foi a segunda capacitação realizada no município, nesses moldes. A primeira aconteceu no ano passado e o secretário municipal interino de Educação, Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho –, destaca a importância de investir na qualificação do pessoal que trabalha com a merenda escolar. “Depois da primeira capacitação, ficou fácil notar a diferença no trabalho realizado por aqueles que participaram do treinamento ano passado e, agora, está sendo a vez daqueles que não fizeram o primeiro curso”, afirma. “Estão aprendendo a preparar, de forma mais atrativa e saborosa, alimentos que as crianças têm dificuldade de consumir”, completa.

E na manhã de quinta-feira, foi realizado concurso de preparação de alimentos, com os participantes sendo separados em dois grupos. O júri técnico foi formado por Kely, Shayra e Fernanda que julgaram a organização, prática e interação do grupo. Mas também foi formado outro júri que julgou a aparência, padronização e sabor dos alimentos, além da pontualidade em entregar os pratos. Esse júri foi formado pelo aluno do 5º ano, da Escola Municipal São Geraldo, Gabriel Gomes de Matos, pela aluna do 8º ano, da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, Ludmila Casagrande Vieira, a diretora da Escola São Geraldo, Elizete Aparecida da Silva, a diretora da Escola Deocleciano de Oliveira, Maria Rosemeira Sant’Ana, o presidente da Câmara de Guaçuí, vereador Angelo Moreira, e o mobilizador do Senar do Sindicato Rural de Guaçuí, Tadeu Lobato de Aguiar. Também estavam presentes o secretário de Educação, Mazinho, e a secretária municipal de Gestão Administrativa e Recursos Humanos, Waleska Guaitolini, entre outros servidores da Seme.

No concurso, na hora do almoço, foram servidos um prato principal, uma sobremesa e um suco – sempre utilizando apenas os produtos disponíveis no cardápio da merenda escolar de Guaçuí. E estava tudo tão bom que os dois grupos ficaram empatados na pontuação dada pelos jurados, o que só foi desempatado pela nota na sobremesa em favor do grupo 1. Na parte da tarde, o curso foi encerrado com uma confraternização, com sorteio de brindes entre os participantes e lanche com alimentos também preparados no curso, que trouxe sabores surpreendentes, como o brigadeiro e a vitamina de inhame, entre outras delícias que vão enriquecer a merenda dos alunos das escolas de Guaçuí na volta às aulas.

Servidores da alimentação escolar participam de curso de capacitação

O curso começou na segunda-feira (22) e foi encerrado nesta quinta-feira (25), tendo como ponto alto o concurso de receitas. (Comunicação Guaçuí)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação