Realizada audiência sobre PPA e Orçamento do Estado em Guaçuí
O encontro reuniu autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade e aconteceu na tarde desta quinta-feira (13)
Por Comunicação Guaçuí , fonte Prefeitura de Guaçuí
Publicado em 13/06/2019 às 17:01 • atualizado há 4 horas
Com o apoio da Prefeitura de Guaçuí, o Governo do Estado realizou a primeira audiência pública presencial para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2020/2023 e o Orçamento Anual de 2020. O encontro reuniu autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade e aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no Teatro Municipal Fernando Torres, onde os participantes puderam levantar questões que foram respondidas por membros do governo e já acessar o site “Orçamento em Rede” (www.orçamento.es.gov.br).
Este endereço, conforme explica a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), pode ser acessado pelo cidadão, por computador, smartphone e tablete, e permanecerá no ar até o dia 23 de julho, para facilitar o acesso e ampliar a participação da população. Já os encontros presenciais começaram nesta quinta-feira (13) e vão seguir até 19 de julho, visando favorecer ainda mais o diálogo da gestão pública com os cidadãos.
O secretário de estado de Planejamento e Economia, Álvaro Duboc, destacou que a discussão do Orçamento, no ano passado, aconteceu em cinco microrregiões e, este ano, está seguindo a ideia do governador Renato Casagrande de maior participação da sociedade. “Por isso, estamos muito felizes com a grande participação que temos hoje (quinta, 13)”, destacou. “Em 2018, tivemos 1.098 destaques on line e, este ano, em três dias, já estamos com 1.878 (até o momento em que acontecia a audiência em Guaçuí)”, acrescentou.
Duboc também ressaltou que, depois de reuniões, a equipe de governo chegou a 223 ações prioritárias, para o PPA. “Mas isso não quer dizer que outras ações não possam ser realizadas e, por isso, a participação do cidadão no site é fundamental, porque as equipes vão analisar a possibilidade de cada um e, depois, será divulgado um relatório do que foi atendido ou não”, explicou. “É difícil colocar tudo no orçamento e, por isso, é necessário o debate temático, para ser definido o que é estratégico e analisar a maturação de cada proposta, vendo também quantas pessoas atende e se há previsão orçamentária para isso”, complementa.
Como anfitriã do encontro e falando em nome dos prefeitos presentes, a prefeita de Guaçuí, Vera Costa, declarou sua alegria em ver a discussão começar pela região do Caparaó, pontuando o que julga ser talvez a maior prioridade do Caparaó Capixaba. “Não podemos falar em desenvolvimento, sem falar em água, em tratamento de esgoto”, sublinhou. Ressaltando o potencial turístico da região, que tem investido em eventos, como o Festival de Inverno de Guaçuí que, segundo ela, é um evento regional, a prefeita colocou como necessidade número um o tratamento de esgoto, para cuidar da água. “E como a maioria dos municípios possuem SAAE, isso dificulta a atuação do Estado, mas é preciso buscar alternativas”, destacou, colocando ainda que houve muitos avanços na região, mas é possível melhorar muito mais, com um olhar diferenciado do Estado para o Caparaó, começando, por exemplo, com a melhoria das estradas.
Falando em estradas, o deputado estadual Luciano Machado disse que o Governo já iniciou o processo licitatório para contratar o serviço de recuperação e manutenção de todas as estradas do programa Caminhos do Campo, no Estado. “Estamos vivendo um momento de reflexão, mas também de otimismo, e o Espírito Santo tem motivos para comemorar”, afirmou.
Depois da solenidade de abertura, foi formada uma mesa com representantes de várias secretarias de estado do governo, coordenada pelo secretário Álvaro Duboc, para responder a perguntas dos presentes ao Teatro Municipal de Guaçuí. Estavam representados na mesa os setores de Economia, Educação, Saúde, Segurança Pública, Transporte e Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social.
Também estavam presentes o secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros, o secretário de estado de Esportes, Júnior Abreu, o subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, o subsecretário de Orçamento, Deosvaldo Carvalho, e os prefeitos José Guilherme (Alegre), Edmilson Meirelles (Irupi), Reginaldo Simão (Ibitirama), Ninho (Dores do Rio Preto), José Carlos de Almeida (São José do Calçado), Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço) e Marquinhos Messias (Bom Jesus do Norte), além de representantes dos demais municípios da região. Marcaram presença, ainda, os secretários municipais de Guaçuí, Tina Costa (Finanças), Heliene Coelho (Planejamento), Waleska Guaitolini (Gestão Administrativa e Recursos Humanos), Maria Alice Moulin (Governo e Articulação Institucional), Roberto Martins (Meio Ambiente) e Marcello Rodolfo (Obras). Assim como os vereadores de Guaçuí, Angelo Moreira (presidente da Câmara), Zé Ruim e Paulinho do Vitalino, e também membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes de outras organizações, empresas e segmentos da sociedade.
As audiências públicas visam permitir aos cidadãos destacar sugestões de ações para o Governo Estadual. Para colaborar, a Superintendência de Comunicação disponibilizou um link em seu site oficial (www.guacui.es.gov.br) para encaminhar a pessoa direto ao site da audiência. O botão com a logo das Audiências Públicas está localizado no topo do site.
No endereço www.orcamento.es.gov.br os desafios estão divididos em nove áreas estratégicas: Segurança em defesa da vida, Educação para o futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para crescer, Gestão Pública inovadora, Desenvolvimento econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. No site orcamento.es.gov.br o cidadão clica nos desafios e visualiza sugestões, selecionando aquelas que considera mais importantes a serem realizadas. Também pode, se desejar, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.
Encontros presenciais
Microrregião Central Sul
Cidade-sede: Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: FDCI – Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim
Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar - s/n
Data: 14/6
Horário: 13h
Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.
Microrregião Centro-Oeste
Cidade-sede: Colatina
Endereço: Teatro Marista
Avenida Champagnat
Data: 27/6
Horário: 13h
Municípios: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.
Microrregião Noroeste
Cidade-sede: Nova Venécia
Endereço: Campus do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo
Rodovia Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia.
Data: 28/6
Horário: 13h
Municípios: Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.
Microrregião Sudoeste Serrana
Cidade-Sede: Venda Nova do Imigrante
Endereço: Centro Cultural e Turístico Máximo Sanfonai
Rua do Ipê, 38, Vila Betânia.
Data: 4/7
Horário: 13h
Municípios: Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.
Microrregião Central-Serrana
Cidade-Sede: Santa Teresa
Endereço: ESFA – Escola Superior São Francisco de Assis
Rua Bernardino Monteiro, 700, Dois Pinheiros.
Data: 5/7
(Horário não foi informado)
Municípios: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
Microrregião Rio Doce
Cidade-Sede: Linhares
Endereço: Faculdade Pitágoras
Avenida São Mateus, 1.458, Bairro Araçá.
Data: 11/7
Horário: 13h
Municípios: Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.
Microrregião Nordeste
Cidade-Sede: São Mateus
Endereço: FVC - Faculdade Vale do Criar
Data: 12/7
Horário: 13h
Municípios: São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.
Microrregião Metropolitana
Cidade-sede: Vitória
Data: 18/7
(Local não foi informado)
Horário: 14h
Municípios: Vitória, Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana e Vila Velha.
Microrregião Litoral Sul
Cidade-sede: Marataízes
Endereço: Pousada Alto da Praia
Estrada das Cancelas, 111, Alto Lagoa Funda.
Data: 19/7
Horário: 13h
Municípios: Marataízes, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
Fotos
Depois da solenidade de abertura, foi formada uma mesa com representantes de várias secretarias de estado do governo, para responder a perguntas dos presentes. (Comunicação Guaçuí)
https://guacui.es.gov.br/noticia/2019/06/realizada-audiencia-sobre-ppa-e-orcamento-do-estado-em-guacui.html
Publicações relacionadas
Noticia Comunicado há 5 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 11/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 10/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 08/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 07/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 37/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 87/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 04/2024 Convocação há 10 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CHP 01/2024 há 10 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CP 01/2024 há 10 meses • Prefeitura