Prefeitura

Realizada audiência sobre PPA e Orçamento do Estado em Guaçuí

O encontro reuniu autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade e aconteceu na tarde desta quinta-feira (13)

558

Por Comunicação Guaçuí , fonte Prefeitura de Guaçuí
Publicado em 13/06/2019 às 17:01  •  atualizado há 1 dia

Com o apoio da Prefeitura de Guaçuí, o Governo do Estado realizou a primeira audiência pública presencial para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2020/2023 e o Orçamento Anual de 2020. O encontro reuniu autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade e aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no Teatro Municipal Fernando Torres, onde os participantes puderam levantar questões que foram respondidas por membros do governo e já acessar o site “Orçamento em Rede” (www.orçamento.es.gov.br).

Este endereço, conforme explica a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), pode ser acessado pelo cidadão, por computador, smartphone e tablete, e permanecerá no ar até o dia 23 de julho, para facilitar o acesso e ampliar a participação da população. Já os encontros presenciais começaram nesta quinta-feira (13) e vão seguir até 19 de julho, visando favorecer ainda mais o diálogo da gestão pública com os cidadãos.

O secretário de estado de Planejamento e Economia, Álvaro Duboc, destacou que a discussão do Orçamento, no ano passado, aconteceu em cinco microrregiões e, este ano, está seguindo a ideia do governador Renato Casagrande de maior participação da sociedade. “Por isso, estamos muito felizes com a grande participação que temos hoje (quinta, 13)”, destacou. “Em 2018, tivemos 1.098 destaques on line e, este ano, em três dias, já estamos com 1.878 (até o momento em que acontecia a audiência em Guaçuí)”, acrescentou.

Duboc também ressaltou que, depois de reuniões, a equipe de governo chegou a 223 ações prioritárias, para o PPA. “Mas isso não quer dizer que outras ações não possam ser realizadas e, por isso, a participação do cidadão no site é fundamental, porque as equipes vão analisar a possibilidade de cada um e, depois, será divulgado um relatório do que foi atendido ou não”, explicou. “É difícil colocar tudo no orçamento e, por isso, é necessário o debate temático, para ser definido o que é estratégico e analisar a maturação de cada proposta, vendo também quantas pessoas atende e se há previsão orçamentária para isso”, complementa.

Como anfitriã do encontro e falando em nome dos prefeitos presentes, a prefeita de Guaçuí, Vera Costa, declarou sua alegria em ver a discussão começar pela região do Caparaó, pontuando o que julga ser talvez a maior prioridade do Caparaó Capixaba. “Não podemos falar em desenvolvimento, sem falar em água, em tratamento de esgoto”, sublinhou. Ressaltando o potencial turístico da região, que tem investido em eventos, como o Festival de Inverno de Guaçuí que, segundo ela, é um evento regional, a prefeita colocou como necessidade número um o tratamento de esgoto, para cuidar da água. “E como a maioria dos municípios possuem SAAE, isso dificulta a atuação do Estado, mas é preciso buscar alternativas”, destacou, colocando ainda que houve muitos avanços na região, mas é possível melhorar muito mais, com um olhar diferenciado do Estado para o Caparaó, começando, por exemplo, com a melhoria das estradas.

Falando em estradas, o deputado estadual Luciano Machado disse que o Governo já iniciou o processo licitatório para contratar o serviço de recuperação e manutenção de todas as estradas do programa Caminhos do Campo, no Estado. “Estamos vivendo um momento de reflexão, mas também de otimismo, e o Espírito Santo tem motivos para comemorar”, afirmou.

Depois da solenidade de abertura, foi formada uma mesa com representantes de várias secretarias de estado do governo, coordenada pelo secretário Álvaro Duboc, para responder a perguntas dos presentes ao Teatro Municipal de Guaçuí. Estavam representados na mesa os setores de Economia, Educação, Saúde, Segurança Pública, Transporte e Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social.

Também estavam presentes o secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros, o secretário de estado de Esportes, Júnior Abreu, o subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, o subsecretário de Orçamento, Deosvaldo Carvalho, e os prefeitos José Guilherme (Alegre), Edmilson Meirelles (Irupi), Reginaldo Simão (Ibitirama), Ninho (Dores do Rio Preto), José Carlos de Almeida (São José do Calçado), Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço) e Marquinhos Messias (Bom Jesus do Norte), além de representantes dos demais municípios da região. Marcaram presença, ainda, os secretários municipais de Guaçuí, Tina Costa (Finanças), Heliene Coelho (Planejamento), Waleska Guaitolini (Gestão Administrativa e Recursos Humanos), Maria Alice Moulin (Governo e Articulação Institucional), Roberto Martins (Meio Ambiente) e Marcello Rodolfo (Obras). Assim como os vereadores de Guaçuí, Angelo Moreira (presidente da Câmara), Zé Ruim e Paulinho do Vitalino, e também membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes de outras organizações, empresas e segmentos da sociedade.

As audiências públicas visam permitir aos cidadãos destacar sugestões de ações para o Governo Estadual. Para colaborar, a Superintendência de Comunicação disponibilizou um link em seu site oficial (www.guacui.es.gov.br) para encaminhar a pessoa direto ao site da audiência. O botão com a logo das Audiências Públicas está localizado no topo do site.

No endereço www.orcamento.es.gov.br os desafios estão divididos em nove áreas estratégicas: Segurança em defesa da vida, Educação para o futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para crescer, Gestão Pública inovadora, Desenvolvimento econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. No site orcamento.es.gov.br o cidadão clica nos desafios e visualiza sugestões, selecionando aquelas que considera mais importantes a serem realizadas. Também pode, se desejar, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.

Encontros presenciais

Microrregião Central Sul

Cidade-sede: Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: FDCI – Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim

Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar - s/n

Data: 14/6

Horário: 13h

Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

Microrregião Centro-Oeste

Cidade-sede: Colatina

Endereço: Teatro Marista

Avenida Champagnat

Data: 27/6

Horário: 13h

Municípios: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Microrregião Noroeste

Cidade-sede: Nova Venécia

Endereço: Campus do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo

Rodovia Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia.

Data: 28/6

Horário: 13h

Municípios: Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.

Microrregião Sudoeste Serrana

Cidade-Sede: Venda Nova do Imigrante

Endereço: Centro Cultural e Turístico Máximo Sanfonai

Rua do Ipê, 38, Vila Betânia.

Data: 4/7

Horário: 13h

Municípios: Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.

Microrregião Central-Serrana

Cidade-Sede: Santa Teresa

Endereço: ESFA – Escola Superior São Francisco de Assis

Rua Bernardino Monteiro, 700, Dois Pinheiros.

Data: 5/7

(Horário não foi informado)

Municípios: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Microrregião Rio Doce

Cidade-Sede: Linhares

Endereço: Faculdade Pitágoras

Avenida São Mateus, 1.458, Bairro Araçá.

Data: 11/7

Horário: 13h

Municípios: Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

Microrregião Nordeste

Cidade-Sede: São Mateus

Endereço: FVC - Faculdade Vale do Criar

Data: 12/7

Horário: 13h

Municípios: São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

Microrregião Metropolitana

Cidade-sede: Vitória

Data: 18/7

(Local não foi informado)

Horário: 14h

Municípios: Vitória, Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana e Vila Velha.

Microrregião Litoral Sul

Cidade-sede: Marataízes

Endereço: Pousada Alto da Praia

Estrada das Cancelas, 111, Alto Lagoa Funda.

Data: 19/7

Horário: 13h

Municípios: Marataízes, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Realizada audiência sobre PPA e Orçamento do Estado em Guaçuí

Depois da solenidade de abertura, foi formada uma mesa com representantes de várias secretarias de estado do governo, para responder a perguntas dos presentes. (Comunicação Guaçuí)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2019/06/realizada-audiencia-sobre-ppa-e-orcamento-do-estado-em-guacui.html

Publicações relacionadas

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Queda na arrecadação vai obrigar Prefeitura de Guaçuí a fazer demissões A queda na arrecadação municipal, em abril, foi de R$ 1,4 milhão, e projeções mostram que esta será a tendência nos próximos meses, diante da crise provocada pela pandemia há 3 dias  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Fiscalização notifica, multa e até cassa alvarás de estabelecimentos em Guaçuí A fiscalização da Prefeitura de Guaçuí está atuando contra quem não obedece a medidas de prevenção da Covid-19 em Guaçuí há 8 dias  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Videoconferência discute nova Matriz de Risco da Covid-19 no Estado Foi apresentada a nova Matriz de Risco que vai passar a valer, a partir deste domingo (24), e será usada para classificar os municípios frente à pandemia do novo Coronavírus há 9 dias  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Procon de Guaçuí realiza fiscalização em postos de combustíveis A fiscalização foi feita para averiguar os preços praticados, considerando as reduções nos preços médios dos produtos vendidos nas refinarias há 1 mês  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeitura de Guaçuí intensifica higienização e desinfecção de pontos da cidade Está sendo realizada lavagem das ruas, com carro pipa, utilizando água e desinfetante, e também desinfecção com quaternário de amônia há 1 mês  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Coletores de recicláveis e servidores de Obras recebem máscaras e álcool em Guaçuí A Prefeitura recebeu uma doação de 1.000 máscaras da Barezy Confecções e realizou a compra de outras 5.000 que estão sendo distribuídas há 1 mês  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeitura de Guaçuí realiza “live” para falar sobre ações contra Coronavírus A “live” foi transmitida pelo perfil da Prefeitura no Facebook e no Instagram, além de ter sido retransmitido pela Rádio 90,5 FM há 1 mês  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Fiscais da Prefeitura multam quem desrespeita fechamento de comércio em Guaçuí Fiscalização do município já aplicou multas em empresas que não estão respeitando os decretos estadual e municipais para a prevenção da Covid-19 há 1 mês  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Atividades industriais e de serviços não estão proibidas de funcionar Flexibilização está no último decreto publicado pelo Governo do Estado, obedecendo sempre os protocolos de distanciamento social e higiene há 1 mês  •  Prefeitura

Com a queda de receita de Guaçuí, o índice de gasto com pessoal vai ultrapassar o limite permitido pela LR) e também não haverá dinheiro para arcar com o pagamento da folha. (Comunicação Guaçuí)

Noticia Guaçuí tem situação de emergência prorrogada e novas normas para o comércio Os decretos foram divulgados hoje, pelo Prefeitura, e se somam às medidas de prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19). há 1 mês  •  Prefeitura

Aguarde, enviando dados!

clear