Planejamento

Guaçuí recebe audiência pública sobre PPA e Orçamento do Estado

A audiência pública vai acontecer nesta quinta-feira (13), no Teatro Municipal Fernando Torres, a partir das 13 horas

1.197

Por Comunicação Guaçuí, fonte Assessoria de Comunicação da SEP
Publicado em 10/06/2019 às 09:47  •  atualizado há 1 dia

O Governo do Estado colocou no ar, nesta segunda-feira (10), o site “Orçamento em Rede” (www.orçamento.es.gov.br) pelo qual os cidadãos vão poder participar das audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e o Orçamento Anual de 2020 que também vão acontecer em reuniões presenciais. E a primeira audiência pública presencial vai acontecer em Guaçui, nesta quinta-feira (13), no Teatro Municipal Fernando Torres, a partir das 13 horas.

Segundo o Governo, as audiências públicas visam mobilizar moradores de todo o Estado, permitindo aos cidadãos destacar entregas e detalhar ações para viabilizá-las, frente aos desafios que deverão receber maior atenção do Governo Estadual ao longo da gestão. Por sua vez, o município de Guaçuí já disponibilizou um link em seu site oficial (www.guacui.es.gov.br) para encaminhar, a pessoa, direto ao site da audiência (www.orcamento.es.gov.br. O botão com a logo das Audiências Públicas está localizado no topo do site.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), o site Orçamento em Rede, que pode ser acessado por computador, smartphone e tablete, permanecerá no ar até o dia 23 de julho, para facilitar o acesso e ampliar a participação da população. Já os encontros presenciais acontecerão entre os dias 13 deste mês de junho e 19 de julho, visando favorecer ainda mais o diálogo da gestão pública com os cidadãos.

Durante as audiências, os moradores poderão apontar e indicar soluções para os desafios que deverão receber maior atenção do Governo do Estado, num diálogo com o governador Renato Casagrande e demais gestores de secretarias e órgãos da administração estadual. A SEP destaca que, juntamente com o Planejamento Estratégico do Governo, concluído em maio deste ano, as audiências públicas são fundamentais para a elaboração do PPA 2020-2023 e do Orçamento do próximo ano.

Logo, o cidadão vai poder participar de forma virtual ou presencial, participando das audiências marcadas para todas as regiões do Estado. A primeira, em Guaçuí, vai englobar a Microrregião Caparaó, que irá reunir também os municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado. Outros nove encontros presenciais em cidades-sedes das microrregiões serão realizadas em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, São Mateus, Linhares, Marataízes e Vitória (veja locais, datas e horários abaixo).

No site orcamento.es.gov.br o cidadão clica nos desafios e visualiza sugestões, selecionando aquelas que considera mais importantes a serem realizadas

No site www.orcamento.es.gov.br os desafios estão divididos em nove áreas estratégicas: Segurança em defesa da vida, Educação para o futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para crescer, Gestão Pública inovadora, Desenvolvimento econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Também nos locais das audiências presenciais, cada cidadão poderá acessar o site www.orcamento.es.gov.br, utilizando seu próprio smartphone, tablet ou fazendo uso de terminais de computadores disponibilizados pela SEP.

No site orcamento.es.gov.br o cidadão clica nos desafios e visualiza sugestões, selecionando aquelas que considera mais importantes a serem realizadas. Também pode, se desejar, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.

Transparência

As Audiências Públicas de Orçamento se apresentam, conforme a SEP e amparadas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como uma ferramenta de diálogo e consulta junto à sociedade. O objetivo é garantir a transparência e a participação da população nos processos de elaboração dos orçamentos anuais.

De acordo com a Secretaria de Estado, o resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita) e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Encontros presenciais

Microrregião Caparaó

Cidade-sede: Guaçuí

Endereço: Teatro Municipal Fernando Torres

Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar - s/n

Data: 13/6

Horário: 13h

Municípios: Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

Microrregião Central Sul

Cidade-sede: Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: FDCI – Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim

Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar - s/n

Data: 14/6

Horário: 13h

Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

Microrregião Centro-Oeste

Cidade-sede: Colatina

Endereço: Teatro Marista

Avenida Champagnat

Data: 27/6

Horário: 13h

Municípios: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Microrregião Noroeste

Cidade-sede: Nova Venécia

Endereço: Campus do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo

Rodovia Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia.

Data: 28/6

Horário: 13h

Municípios: Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.

Microrregião Sudoeste Serrana

Cidade-Sede: Venda Nova do Imigrante

Endereço: Centro Cultural e Turístico Máximo Sanfonai

Rua do Ipê, 38, Vila Betânia.

Data: 4/7

Horário: 13h

Municípios: Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.

Microrregião Central-Serrana

Cidade-Sede: Santa Teresa

Endereço: ESFA – Escola Superior São Francisco de Assis

Rua Bernardino Monteiro, 700, Dois Pinheiros.

Data: 5/7

(Horário não foi informado)

Municípios: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Microrregião Rio Doce

Cidade-Sede: Linhares

Endereço: Faculdade Pitágoras

Avenida São Mateus, 1.458, Bairro Araçá.

Data: 11/7

Horário: 13h

Municípios: Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

Microrregião Nordeste

Cidade-Sede: São Mateus

Endereço: FVC - Faculdade Vale do Criar

Data: 12/7

Horário: 13h

Municípios: São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

Microrregião Metropolitana

Cidade-sede: Vitória

Data: 18/7

(Local não foi informado)

Horário: 14h

Municípios: Vitória, Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana e Vila Velha.

Microrregião Litoral Sul

Cidade-sede: Marataízes

Endereço: Pousada Alto da Praia

Estrada das Cancelas, 111, Alto Lagoa Funda.

Data: 19/7

Horário: 13h

Municípios: Marataízes, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP)

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Guaçuí recebe audiência pública sobre PPA e Orçamento do Estado

Audiências Públicas ES

https://guacui.es.gov.br/noticia/2019/06/elaboracao-do-ppa-2020-2023-e-orcamento-2020-do-governo-do-espirito-santo.html

Publicações relacionadas

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024 O evento acontecerá nesta quarta-feira (20), às 09h, na Câmara Municipal de Vereadores. há 6 meses  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia POPULAÇÃO DE GUAÇUÍ JÁ PODE CONTRIBUIR COM SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO 2024 LOA 2024 há 8 meses  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia AUDIÊNCIA PÚBLICA: AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS (LRF) 1° Quadrimestre de 2023 há 9 meses  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR LDO 2024 A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores na manhã da última quinta-feira (18). há 10 meses  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia CIDADÃO DÊ SUA SUGESTÃO PARA A ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2024 Todas as sugestões recebidas serão consideradas na Audiência Pública de elaboração da LDO 2024, que acontecerá no dia 18 de maio, no plenário da Câmara Municipal. há 10 meses  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia CIDADÃO DÊ A SUA SUGESTÃO PARA A ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2024 Todas as sugestões recebidas serão consideradas na Audiência Pública de elaboração da LDO 2024, que acontecerá no dia 18 de maio, no plenário da Câmara Municipal. há 10 meses  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia POPULAÇÃO DE GUAÇUÍ PODERÁ CONTRIBUIR COM SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL ATÉ 23 DE SETEMBRO LOA 2023. há 1 mês  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DA LOA 2023 E REVISÃO DO PPA Os espaços de debate permitem aos cidadãos apresentar suas propostas e priorizar os desafios que deverão receber maior atenção da Administração Pública no próximo exercício. há 1 mês  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia POPULAÇÃO DE GUAÇUÍ JÁ PODE CONTRIBUIR COM SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA 2023 há 1 mês  •  Planejamento

CONVITE: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 2024

Noticia SALA DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO GANHA NOVA MOBÍLIA O objetivo foi alcançado por meio de uma Emenda Impositiva do vereador, Victor Moraes. há 2 meses  •  Planejamento

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade