Conselho Regional do Caparaó será lançado nesta quinta em Guaçuí

Evento vai acontecer na Câmara Municipal, a partir das 9 horas e faz parte das ações do Plano Regional de Desenvolvimento do Governo do Estado

Por Comunicação Guaçuí , fonte Prefeitura de Guaçuí
Publicado em 12/06/2019 às 17:20  •  atualizado há 11 dias

O Conselho Regional da Microrregião do Caparaó será lançado nesta quinta-feira (13), em Guaçuí. O evento vai acontecer na Câmara Municipal, a partir das 9 horas. Este será o terceiro conselho a ser implantado e faz parte das ações do Plano Regional de Desenvolvimento do Governo do Estado, conforme informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

Além de Guaçuí, município anfitrião do lançamento, o conselho vai contar com representantes dos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibatiba, Irupi, Ibitirama, Iúna, São José do Calçado e Muniz Freire. E conforme explica a Sedes, a metodologia do Plano Regional de Desenvolvimento define que o conselho será formado por representantes das prefeituras, câmaras municipais, do setor produtivo, das entidades locais e das organizações da sociedade civil. Durante o evento, serão apresentados os objetivos do Plano Regional de Desenvolvimento, além dos potenciais da microrregião.

Segundo a Sedes, ao todo, nove conselhos serão instalados até o mês de setembro. No mês de maio, foram instalados nas microrregiões central e litoral sul. Posteriormente, serão instituídos os conselhos das microrregiões central serrana, sudoeste serrana, Rio Doce, centro oeste, nordeste, noroeste. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).

O objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o subsecretário Paulo Menegueli, explica que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

E conforme destaca a Sedes, a política de desenvolvimento regional visa buscar o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, para potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. O Plano de Desenvolvimento Regional conta com a gestão conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Conselho Regional do Caparaó será lançado nesta quinta em Guaçuí

Além de Guaçuí, município anfitrião do lançamento, o conselho vai contar com representantes de outros 10 municípios. (Arquivo Comunicação Guaçuí)