Saúde

Saúde Bucal prioriza prevenção atendendo as crianças em Guaçuí

O setor realiza o “Saúde Bucal nas Escolas” todo mês, em creches do município, além do “Saúde Bucal Itinerante” entre outras ações

1.919

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 21/05/2019 às 15:09  •  atualizado há 9 horas

O setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí tem focado na prevenção, como seu principal objetivo, no município. E nesta terça-feira (21), foi realizada mais uma etapa do projeto Saúde Bucal nas Escolas de 2019. Profissionais do setor estiveram nas creches da Rede Municipal de Ensino. As ações são realizadas uma vez por mês, percorrendo todas as unidades, seguindo um cronograma fixado pela coordenação do setor, para o ano todo.

Na sexta-feira (17) e na segunda (20), os profissionais estiveram nas creches Dona Niquita e Maria Umbelina da Silva. Assim como acontecem em todas, as crianças assistiram a uma palestra, vídeos e participaram da escovação supervisionada. Na primeira, os trabalhos foram dirigidos pela odontóloga Júlia Emery, acompanhada da auxiliar Charlene, enquanto na outra, a mesma ação contou com a odontóloga Flávia Rodolfo, e o auxiliar Luis Carlos.

O coordenador de Saúde Bucal do município, Liendew Nery, explica que a ação se repete nas demais unidades de ensino durante o mês, na busca do objetivo que é prevenir para, no futuro, não precisar remediar. “Nosso principal objetivo é a prevenção, buscando a diminuição do índice de cárie em Guaçuí, e um futuro onde se gaste menos com material para tratar essa doença”, afirma Liendew. Segundo ele, as crianças devem ser o principal alvo de uma ação preventiva, porque a saúde da boca deve ser feita desde cedo. 

A Prefeitura de Guaçuí, por meio Semus, tem colocado o atendimento odontológico da população como uma de suas prioridades. E conforme informa a Prefeitura, esse atendimento é realizado em todas as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. “Com esse trabalho, hoje, temos 100% de cobertura em saúde bucal”, afirma Liendew Nery.

E além do projeto “Saúde Bucal nas Escolas”, o setor realiza o “Saúde Bucal Itinerante” que ministra as mesmas informações aos usuários de todas as unidades de saúde. E a Semus também leva até os usuários o programa do Governo Federal “Brasil Sorridente”, onde são entregues de 100 a 150 próteses por ano, em Guaçuí.

A equipe do Setor de Saúde Bucal da Semus é formada por 12 cirurgiões dentistas que realizam restaurações, extrações, raspagens (tratamento das gengivas) e aplicação de flúor. São 16 atendimentos diários, agendados, e consultas de urgência e emergência, o que dá um total de 100 atendimentos mensais por unidade e 1.000 atendimentos mensais em todo o município. Além de exames radiográficos e atendimento a pacientes com necessidades especiais.

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Saúde Bucal prioriza prevenção atendendo as crianças em Guaçuí

A ação se repete nas demais unidades de ensino durante o mês, na busca do objetivo que é prevenir para, no futuro, não precisar remediar. (Divulgação Semus)

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2019/05/saude-bucal-prioriza-prevencao-atendendo-as-criancas-em-guacui.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade