Fumacê volta a percorrer ruas de Guaçuí nesta segunda

A Semus divulgou um cronograma que mostra os dias e horários em que o fumacê vai passar em ruas e bairros da cidade a partir desta segunda-feira

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 06/05/2019 às 16:42  •  atualizado há 18 horas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí divulgou, nesta segunda-feira (6), o cronograma que define a passagem do carro fumacê nos bairros da cidade. O uso do termonebulizador instalado sobre a carroceria de um veículo da Vigilância Ambiental serve para combater os pernilongos adultos e, ainda, o mosquito aedes, também adulto, complementando o trabalho de prevenção aos focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Conforme informação da gerente de Vigilância Ambiental, Thayaná Maria Alves Gonçalves, o fumacê vai iniciar sua operação já nesta segunda-feira (6), entre as 18 e 22 horas. “Vamos começar o cronograma por nove bairros: Horto Florestal, Edith Castro, Balança, Manoel Alves Siqueira, Nova Guaçuí, João Ferras de Araújo, Santa Cecília, Avenida José Alexandre e Roberto Mendes”, afirma.

É importante que as pessoas mantenham portas e janelas abertas, na hora que o veículo passar, o que pode ajudar para combater os mosquitos que se escondem dentro das casas. Contudo, o veneno pode fazer mal a pássaros domésticos. Gaiolas devem ser cobertas com panos e colocadas dentro de locais fechados, durante a passagem do fumacê, onde devem permanecer por 30 minutos pelo menos, após a aplicação do produto.

Já nesta terça-feira (7), o veículo com o equipamento vai percorrer o centro da cidade entre as 4 e 8 horas da manhã, antes da abertura dos estabelecimentos comerciais. E depois, o fumacê continuará sua operação nos dias seguintes, da quarta-feira (8) até o sábado (11) – veja cronograma abaixo.

A Semus destaca que o uso do fumacê não é o suficiente para o combate ao mosquito da dengue. A população precisa continuar fazendo sua parte, não deixando água acumulada em qualquer recipiente ou local, e também jogando cloro em ralos e bueiros perto de suas residências. Além de denunciar qualquer local que apresente um possível foco.

Cronograma do Fumacê

Segunda-feira – 6/5 – Horto Florestal, Edith Castro, Balança, Manoel Alves Siqueira, Nova Guaçuí, João Ferras de Araújo, Santa Cecília, Avenida José Alexandre e Roberto Mendes – 18 às 22 horas.

Terça-feira – 7/5 – Centro – 4 às 8 horas.

Quarta-feira – 8/5 – Quincas Machado, Rua do Norte, Morro Antônio Martins, Meireles, São Miguel e Tancredo Neves – 18 às 22 horas.

Quinta-feira – 9/5 – Tenente Arnaldo Tulio, Antônio Francisco Moreira, Cid Moreira, Vila dos Professores, Orie Schneider, Santa Cruz e Vale do Sol – 4 às 8 horas.

Sexta-feira – 10/5 – Cantão, Manoel Monteiro Torres, Fiat e Jurema – 18 às 22 horas.

Sábado – 11/5 – São Pedro de Rates, São Miguel do Caparaó e São Tiago – 4 às 8 horas.

Fumacê volta a percorrer ruas de Guaçuí nesta segunda

O fumacê vai iniciar sua operação já nesta segunda-feira (6), entre as 18 e 22 horas, e seguirá até este sábado (11). (Arquivo Comunicação Guaçuí)

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde