Secretaria de Saúde apresenta Relatório do 3º quadrimestres de 2018

A prestação de contas foi realizada na tarde desta terça-feira (16), na Câmara Municipal, atendendo á Lei Complementar 141/2012

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 16/04/2019 às 18:25  •  atualizado há 9 dias

Conforme o que determina a legislação federal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de Guaçuí, apresentou o relatório detalhado sobre a gestão do setor de saúde do município no 3º quadrimestre de 2018. A prestação de contas foi feita nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Guaçuí.

A reunião foi coordenada pela superintendente de Auditoria da Semus, Márcia Couzi. Ela explicou que a apresentação do relatório vem atender o que determina a Lei Complementar 141/2012, a qual coloca que o gestor deve apresentar um relatório detalhado a cada quadrimestre. Ela começou falando sobre trabalho em equipe, com persistência e dedicação, o que deve acontecer em cada setor da Saúde do município. “É preciso que todos os setores estejam bem, para que possamos oferecer o melhor atendimento à população”, afirmou.

Foram apresentados todos os dados com os gastos de cada setor na estrutura da saúde municipal e os serviços realizados, nos diversos setores que compõem a rede de Saúde de Guaçuí. Entre outras despesas, no último quadrimestre, foram gastos R$ 3.050.342,44, com a folha de pagamento, enquanto com os prestadores de serviços, o total ficou em R$ 610.261,19 e, com a Santa Casa, R$ 990 mil – lembrando que a Prefeitura repassa R$ 247 mil, por mês, para o hospital gerenciar o Pronto Atendimento Municipal, além de exames laboratoriais, com os quais foram gastos R$ 138.423,47, e medicamentos, com um total de R$ 221.141,92.

Ainda foram apresentados os dados da produção de serviços públicos na Rede Assistencial que reúne 10 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), Academias de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Vigilância em Saúde, Centro Integrado de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Serviço de Aconselhamento e Testagem (SAE) das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), Centro de Reabilitação Física e Pronto Atendimento Municipal (administrado pela Santa Casa de Guaçuí). Assim como a Saúde Bucal, que está dentro da Atenção Básica.

O relatório mostrou que, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendem oito médicos, 15 enfermeiros, 12 cirurgiões dentistas, 11 técnicos e auxiliares de enfermagem, 12 auxiliares de Saúde Bucal, 57 agentes comunitários, nove auxiliares de serviços gerais e três recepcionistas. E com essa equipe, nas 10 unidades de saúde, foram realizados 15.129 atendimentos médicos, 12.946 atendimentos de enfermagem, 1.016 coletas de material citopatológico, 3.674 atendimentos odontológicos. 42.842 visitas domiciliares multiprofissionais, 83 atividades educacionais e orientação em grupos de atenção básica (gestantes, hipertensos, ações coletivas, palestras, etc.) e 43 ações coletivas supervisionadas em Saúde Bucal.

Já no Centro Integrado à Saúde Dr. Paulo César Antunes (Policlínica), onde acontecem atendimentos em especialidades, foram registrados 583 em Cardiologia, 527 em Dermatologia, 524 em Angiologia, 916 em Ortopedia, 912 em Pediatria, 412 em Psiquiatria, 535 em Urologia, 1.388 em Psicologia e 1.526 em Ginecologia e Obstetrícia. E na área de Regulamentação Municipal foram registrados 1.288 exames laboratoriais, 718 exames laboratoriais extras, 505 eletrocardiogramas, entre outros serviços. Enquanto na Farmácia Básica, foram atendidas 6.549 receitas comuns e 2.042 receitas controladas.

Além disso, foram apresentados os registros dos eventos realizados nas unidades de ESF João Polido de Oliveira, Antônio Dutra de Mendonça, José Theodoro, Antônio de Oliveira “Catatau”, Padre Galleno, Dr. Illo Miranda, Pedro Vieira Neto, Dr. Abelha I e II. Assim como as ações da Saúde Bucal Itinerante e Saúde Bucal nas Escolas, no Nasf – em seus campos de atuação nas UBS, Academia de Saúde, Caps e Cras, além de projetos. Foram apresentados, ainda, os dados da Vigilância em Saúde que engloba a Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, assim com do SAE e CTA – DST/Aids.

Secretaria de Saúde apresenta Relatório do 3º quadrimestres de 2018

Foram apresentados todos os dados com os gastos de cada setor na estrutura da saúde municipal e os serviços realizados. (Comunicação Guaçuí)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 3 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 16 dias  •  Saúde