Guaçuí deve vacinar mais de 8 mil pessoas contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde está preparada para oferecer as doses para as mais de 8.244 pessoas que fazem parte do grupo prioritário

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 09/04/2019 às 11:25  •  atualizado há 1 dia

Fazendo sua parte na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que começa nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está preparada para oferecer as doses para as mais de 8 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário. O dia D está marcado para o dia 4 de maio.

Segundo a Semus, 8.244 pessoas fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina, no município. Por isso, o coordenador de Atenção em Média e Alta Complexidadea da Secretaria - que está na coordenação da campanha, Werton dos Santos Cardoso, destaca que Guaçuí deve receber um número um pouco maior de doses do que este total. “Teremos doses para atender todo nosso grupo prioritário, a partir desta quarta-feira”, afirma.

As vacinas estarão disponíveis na Policlínica Municipal, a partir desta quarta, e quem fizer parte do grupo prioritário pode procurar o local, de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento da unidade. Também serão disponibilizadas doses nos três distritos de Guaçuí – onde o Dia D será antecipado para os três dias anteriores à data nacional – e em comunidades mais afastadas da zona rural, além de situações especiais, com levar a vacina até o Lar dos Idosos, na cidade. E no dia D nacional, 4 de maio, a vacinação irá acontecer em todas as outras unidades do município, incluindo a Policlínica.

O Ministério da Saúde antecipou a campanha em 15 dias este ano e a dividiu em duas fases. No entanto, em Guaçuí, a vacinação vai acontecer numa fase única, atendendo todo grupo prioritário, composto de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, grávidas em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Esses grupos prioritários são definidos conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, segundo o Ministério da Saúde, também se baseia em estudos epidemiológicos, tendo como meta a imunização de 90% do público alvo.

O que é gripe (influenza)?

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, de um a quatro dias, mas pode se apresentar na forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente, nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de 5 anos, gestantes e doentes crônicos, como diabéticos, hipertensos ou que possuam imunodeficiência, sendo estes mais vulneráveis aos vírus. Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.

Existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Já o vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. O SUS oferta a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.

Guaçuí deve vacinar mais de 8 mil pessoas contra a gripe

As vacinas estarão disponíveis na Policlínica Municipal, a partir desta quarta, de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento da unidade. (Arquivo Comunicação Guaçuí)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 1 dia  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 14 dias  •  Saúde