Cultura, Turismo e Esporte

Prefeita entrega certificados e anuncia construção da Casa das Artes

Artesãos que participaram de oficina do Sebrae ES receberam seus certificados e a notícia de que município vai construir a Casa das Artes de Guaçuí

Por Comunicação Guaçuí , fonte Cultura Guaçuí
Publicado em 28/02/2019 às 15:38  •  atualizado há 1 dia

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, recebeu representantes dos artesãos do município em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (28). Na oportunidade, eles receberam, das mãos da prefeita, o certificado de uma oficina de capacitação realizada pelo Sebrae ES, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, que abre novas possibilidades de geração de renda no setor. E, além disso, deu a boa notícia de que já foi iniciado o processo para a licitação da construção da Casa das Artes de Guaçuí.

O chefe da Agência do Sebrae ES de Guaçuí, Renato Machado, destacou que o trabalho feito já está rendendo seus frutos e um exemplo disso foi o trabalho apresentado pelos artesãos no Festival de Chorinho, realizado pelo município no ano passado. “Já deu para perceber o trabalho que era apresentado antes das capacitações e o que está sendo feito agora”, colocou, enfatizando que a diferença é feita pelo talento e competência dos artesãos. “Realizamos seis oficinas e temos outras duas novas para apresentar, visando o artesanato competitivo, um patamar além do que estamos hoje, sem custo para os artesãos”, completou.

O secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, se disse feliz em saber que as capacitações estão se transformando em renda para nossos artesãos. “Eles estão de parabéns, porque se propuseram a fazer a capacitação aos sábados e domingos e agora estamos começando a ver os resultados”, destacou.

Já a prefeita Vera Costa parabenizou a todos e acrescentou que o turismo é um setor que precisa ser sempre trabalhado, “porque onde tem turismo tem emprego”. “Não existem máquinas que façam os serviços oferecidos no setor e os artesãos são muito importantes nesse processo”, afirmou. “E agradecemos ao Sebrae pela parceria, porque a capacitação é importante e de nada adianta se não for oferecido um produto de qualidade”, completa.

A prefeita também deu uma boa notícia aos artesãos, informando que já foi iniciado o processo para a licitação da construção da Casa das Artes de Guaçuí, um local onde será apresentado o trabalho realizado no município, que contará com banheiro com acessibilidade e outras instalações, na Praça João Acacinho, centro da cidade. “Vamos realizar a obra com recursos do município e acredito que, daqui a 60 dias, já terá sido licitado”, disse Vera Costa.

Os artesãos presentes à reunião comemoraram o recebimento dos certificados e ainda mais a notícia da construção da Casa das Artes. A artesã Rita de Cássia Côgo contou como o artesanato é importante na sua vida, o que lhe proporciona a realização de outro sonho. “Com o dinheiro do artesanato, vou lançar meu quarto livro, um livro infantil, que vou fazer o lançamento na Feira do Livro de Vitória, onde também fui convidada para apresentar meu artesanato”, revela a também escritora, que vai lançar o livro “Minha Arca não é de Noé”. Ela já tem publicados os títulos “O voo da águia” (poesias e pensamentos), “A boneca sapequinha” e “O que é que o livro tem”.

Já a artesã Marlene Lino de Oliveira Miranda destacou a importância das capacitações oferecidas pelo Sebrae ES, em parceria com a Prefeitura de Guaçuí. “Depois da oficina, foquei no que aprendi e tomei uma direção no meu trabalho, e com direcionamento é sempre bom”, afirmou.

para a imprensa

Prefeita entrega certificados e anuncia construção da Casa das Artes

Os certificados foram entregues aos artesãos, no gabinete da prefeita Vera Costa que anunciou a construção da Casa das Artes de Guaçuí. (Divulgação PMG)

Noticia NOVOS CONSELHEIROS DO TURISMO TOMAM POSSE E DISCUTEM PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PARA OS PRÓXIMOS ANOS  há 23 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte