SAAE recupera adutora nova e trabalha no conserto da antiga

As equipes do SAAE de Guaçuí conseguiram consertar a adutora nova que abastece a cidade e continua trabalhando para consertar o rompimento da mais antiga

Por Comunicação Guaçuí , fonte SAAE Guaçuí
Publicado em 13/12/2018 às 10:38  •  atualizado há 20 horas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guaçuí informou na noite desta quarta-feira que sua equipe havia conseguido consertar a adutora nova de São Felipe que se rompeu, devido à forte chuva que caiu na região, e interrompido o abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA). A equipe agora está trabalhando no conserto da outra adutora mais antiga – que também rompeu por causa do temporal – e, por isso, a ETA ainda não está com sua capacidade ideal e é necessário que as pessoas continuem economizando água.

O diretor do SAAE, Ivan Viana, explica que uma equipe conseguiu conter o vazamento provocado pelo rompimento da nova adutora de São Felipe. As equipes agora estão concentradas no conserto da adutora mais antiga (as duas romperam devido às fortes chuvas que atingiram a região). Desta forma, a ETA – que voltou a estar com um nível aceitável para operação à meia noite desta quinta-feira (13) – está recebendo água apenas da adutora nova. “A Estação só está recebendo água da adutora nova e, por isso, a distribuição para a cidade ainda não está normalizada, sendo preciso fazer manobras (revezamento de abastecimento entre os bairros)”, esclarece o diretor.

De acordo com informações do SAAE de Guaçuí, a situação só voltará ao normal com o conserto da adutora antiga, já que a ETA está com uma vazão de 104 milímetros por segundo (80% do ideal) e, para abastecer a cidade, sem precisar fazer rodízio, são necessários 120 milímetros, conforme informa o SAAE. “Por isso, é preciso que as pessoas continuem economizando água até que a situação esteja totalmente normalizada”, completa Ivan Viana.

O rompimento das adutoras aconteceu devido à forte chuva que caiu, na tarde de terça-feira (11), na região de São Felipe, interrompendo o abastecimento da Estação de Tratamento de Água de Guaçuí e causando a paralisação total na distribuição de água para a cidade. Diante disso, as equipes do SAAE começaram a trabalhar assim que foi constatado o problema. “Trabalhamos se cessar e ainda estamos trabalhando para realizar os consertos o mais rápido possível, mas continuamos precisando da colaboração da população, porque ainda é preciso economizar água, porque a distribuição não está normalizada”, ratifica o diretor do SAAE, Ivan Viana.

SAAE recupera adutora nova e trabalha no conserto da antiga

A ETA está com uma vazão de 104 milímetros por segundo e, para abastecer a cidade, sem precisar fazer rodízio, são necessários 120 milímetros. (Arquivo PMG)