Realizada formatura da Turma 3 do Bombeiros do Futuro

A solenidade contou com a presença de padrinhos, pais, responsáveis das crianças, além de autoridades civis e militares

Por Comunicação Guaçuí , fonte Educação Guaçuí
Publicado em 04/12/2018 às 11:25  •  atualizado há 22 horas

Foi realizada, na noite desta segunda-feira (3), a formatura da Turma 3 do projeto Bombeiros do Futuro, da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Corpo de Bombeiros, de Guaçuí. Com a presença de seus padrinhos, pais, responsáveis, autoridades civis e militares, os alunos receberam seus certificados de conclusão. Durante quatro meses, eles passaram pelas atividades do módulo, tendo como objetivo receber uma nova visão de futuro e da posição de cada um deles na sociedade, como cidadãos.

O projeto Bombeiros do Futuro é realizado numa parceria entre Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo. Guaçuí é o único município do Estado onde o projeto está acontecendo, como foi destacado pelo secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira, que estava presente à solenidade. “Trabalhamos em Guaçuí seguindo princípios que também são trabalhados aqui, como educação, honestidade, respeito e fé, seguindo o lema da educação para todos e todos pela educação”, enfatizou o secretário. “Porque temos consciência de que não podemos fazer nada sozinhos”, completou.

O tenente coronel dos Bombeiros, Huberth de Carvalho, se disse muito feliz em ver o projeto funcionando em Guaçuí e anunciou que, em 2019, serão formadas mais duas turmas. Falando que o projeto visa resgatar valores, o militar destacou que as crianças passam por 14 semanas de formação. “Precisamos resgatar valores e mostrar que autoridade não significa humilhar alguém”, disse. “Mas o mais importante é que esse trabalho tenha continuidade em casa, para as famílias desfrutarem o que foi oferecido aqui, porque pegamos a bola durante o tempo em que eles estiveram conosco e agora estamos passando a bola de volta para as famílias, porque queremos ver essas crianças bem sucedidas na vida”, complementou.

Os alunos foram representados pela oradora da turma, Rayane Oliveira Moura – pela primeira vez o projeto admitiu meninas. Ela destacou que todos os alunos passaram por experiências que nunca serão esquecidas e que o curso foi o primeiro desafio. “Aprendemos muito e nos tornamos quem somos hoje, por isso, vamos sentir falta de muita coisa, mas o aprendizado levaremos para sempre”, disse aos presentes, onde também estavam o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi e diretoras de escolas municipais.

O Bombeiros do Futuro é um projeto sócio-educacional de integração escolar que, neste 3º módulo, atendeu crianças e adolescentes – de ambos os sexos, com idade entre 9 e 14 anos. Durante as atividades, eles receberam aulas de civismo, ética e cidadania, além de educação ambiental, educação física, primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento e defesa civil.

A Secretaria Municipal de Educação fornece os uniformes, apostilas, alimentação e transporte para o funcionamento do projeto, onde as crianças e adolescentes, na sua maioria, próximos da situação de risco social, tiveram aulas três vezes por semana, com duração de duas horas e meia. Cada módulo ou grupo de alunos participa do projeto por um período de quatro meses.

Realizada formatura da Turma 3 do Bombeiros do Futuro

A formatura da Turma 3 do projeto Bombeiros do Futuro aconteceu na noite de segunda-feira (3), na Companhia dos Bombeiros de Guaçuí. (Divulgação PMG)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 1 dia  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação