Prefeitura intensifica serviços de limpeza e jardinagem para fim de ano

As equipes de Jardinagem, do Meio Ambiente, e de Limpeza Pública, de Obras, intensificaram ações para manter a cidade ainda mais limpa e bonita

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente e Obras Guaçuí
Publicado em 14/12/2018 às 10:40  •  atualizado há 3 dias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp) de Guaçuí intensificaram os serviços de jardinagem e limpeza que já realizam no dia a dia, durante todo o ano. Contudo, com a chegada das festas de fim de ano e a realização do Natal de Luz e Reveillon, o número de visitantes e turistas cresce na cidade que precisa estar pronta e ainda mais bonita para receber a todos.

Segundo a Semmam, a semana da equipe de Jardinagem está alcançando os resultados previstos, mesmo diante das constantes chuvas, sendo realizados serviços de manutenção de praças e canteiros em vários bairros incluindo distritos. A manutenção das Praças João Acacinho e Praça da Matriz receberam atenção especial. Também já foram concluídos os trabalhos no distrito de São Tiago, Avenida José Alexandre, final do bairro Antônio Martins e parte da Rua Emiliana Emery, entre outros locais.

Ao mesmo tempo, a equipe de Limpeza Pública da Semoisp está atuando na retirada de terra que se acumula da varrição e da chuva, nas vias públicas, além de fazer a limpeza das bombonas de lixo. Entulho e móveis velhos também estão sendo retirados de locais da cidade, assim como estão sendo roçados e limpos logradouros públicos nos bairros.

O trabalho fica mais difícil se não houver a colaboração da população, tanto na manutenção dos jardins quanto na limpeza pública

No entanto, segundo a Semmam, nem tudo são flores, porque o trabalho fica mais difícil se não houver a colaboração da população, tanto na manutenção dos jardins quanto na limpeza pública, não jogando lixo nos canteiros, praças e ruas. “Quando a população colabora, nosso serviço rende mais e podemos nos envolver em muito mais projetos”, afirma o encarregado da equipe de Jardinagem, Odair Turino. “É importante que a população tome conhecimento de nossas ações, entenda a importância do nosso trabalho e saiba como pode colaborar, mas infelizmente, ainda nos deparamos com muito lixo descartado nos canteiros, como na Praça 25 de Dezembro, com copos e colheres de sorvetes, garrafas, latas de refrigerante, dentre outros, e isso é uma constante em toda cidade”, informa.

Já no que diz respeito à Secretaria de Obras, apesar de fazer o serviço de retirada de entulhos e todo tipo de lixo, principalmente, móveis e outros resíduos que não têm como serem recolhidos pelo serviço de coleta pública, das ruas da cidade, é de responsabilidade de quem produz esse tipo de lixo dar-lhe um destino que não seja as vias públicas e muito menos jogá-lo no meio ambiente. Contudo, apesar de também aguardar a colaboração da população, a Semoisp segue fazendo esse recolhimento. “Contamos com a colaboração da população e, ao mesmo tempo, vamos continuar fazendo o recolhimento desses resíduos, porque temos que pensar no bem estar de toda a comunidade e o acúmulo desse lixo na rua traz o risco da proliferação de doenças, ainda mais com essa quantidade de chuvas que estamos tendo neste final de ano”, afirma o secretário municipal de Obras, Hermes Guimarães.

Prefeitura intensifica serviços de limpeza e jardinagem para fim de ano

As equipes de Jardinagem e de Limpeza Pública do município intensificaram os trabalhos de manutenção de canteiros e limpeza das ruas da cidade. (Divulgação Semmam e Semoisp)