Assistência Social e Direitos Humanos

Entregues alimentos do CDA para instituições e famílias selecionadas

A entrega faz parte do Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) e os produtos estão sendo fornecidos por agricultores familiares de Guaçuí

Por Comunicação Guaçuí , fonte Assistência Social Guaçuí
Publicado em 17/12/2018 às 17:46  •  atualizado há 2 dias

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (17), a primeira entrega dos alimentos do Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), para as instituições e famílias selecionadas. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Estado do Espírito Santo com a Prefeitura de Guaçuí, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). A solenidade aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Os itens foram entregues por agricultores familiares que também foram beneficiados e passam a ter seus produtos comercializados para atender ao Lar dos Idosos “Frederico Ozanan”, a Associação Beneficente Dias Melhores (ABdM), os membros da Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis (Asguamar) e 60 famílias referenciadas pelo Cras, com perfil de extrema pobreza.

As instituições receberam os mesmos produtos que foram entregues às famílias selecionadas que formavam uma cesta de alimentos, com café, feijão, farinha, canjiquinha, banana prata, couve, taioba, pão caseiro, limão, maracujá, cenoura e xuxu. Além de receber os produtos, as famílias também assistiram a uma palestra, com o tema “Como ter uma alimentação saudável”, ministrada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Shayra Costa de Souza do Carmo.

A coordenadora do Cras, Maiara Aparecida Carvalho, explicou que as famílias foram selecionadas conforme uma listagem do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mas isso não é garantia de receber a cesta de alimentos todo mês. “Receber os alimentos hoje (segunda, 17) não quer dizer que a pessoa vá receber nos próximos meses, mas pode receber, porque isso depende do cadastro do MDS, assim como não serão sempre os mesmos alimentos, porque são produtos da agricultura familiar e depende da época de produção e, por isso, estão sendo entregues alimentos frescos, que foram entregues hoje”, esclareceu.

É muito importante que as pessoas mantenham seus cadastros atualizados, para que a Assistência Social do município possa entrar em contato sobre o benefício

Já a superintendente de Programa Social, da Semasdh, Adriana Peixoto Gonçalves, falou em nome da secretária municipal de Assistência Social, Josilda Amorim, e também destacou que a lista de beneficiados pode ser rotativa, por isso, é importante manter o cadastro atualizado. “É muito importante que todos mantenham seus cadastros atualizados, para podermos entrar em contato sobre o benefício”, afirmou.

Também participaram da solenidade as gerentes da Secretaria Municipal de Agricultura, Kênia Resende Cardoso e Marta Maria de Azevedo Carvalho. Elas trabalharam, principalmente, na seleção e contato com os agricultores, assim como na fase de entrega dos produtos.

O município de Guaçuí foi selecionado por meio de edital de seleção, da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), depois de apresentar um projeto técnico que foi aprovado para receber recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop). O total de recursos recebidos é de R$ 97.500,00 e será distribuído o valor de R$ 6.500,00 para cada um dos 15 agricultores selecionados, por meio de Chamada Pública.

O CDA também faz parte da iniciativa do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional que oferece incentivo ao poder público, no sentido de apoiar financeiramente a Agricultura Familiar. Ao mesmo tempo, está promovendo o hábito da alimentação saudável à população beneficiária.

Entregues alimentos do CDA para instituições e famílias selecionadas

A entrega dos alimentos aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Guaçuí. (Divulgação PMG)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA ÚLTIMA ENTREGA DE CESTAS VERDES E APRESENTA AS MUDANÇAS PARA O NOVO CDA  há 8 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003 /2024 TERMO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, TRABALHO E RENDA E A APAE DE GUAÇUÍ há 22 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos