Saúde

Remapeamento redefine área de cobertura das unidades de saúde

O serviço teve como objetivo de atender a 100% da população de Guaçuí, visando facilitar o acesso dos usuários aos serviços de saúde

6.317

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 27/11/2018 às 14:36  •  atualizado há 6 horas

Visando a reorganização do Sistema Municipal de Saúde (SMS) e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí realizou um remapeamento das áreas de cobertura de suas Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF). O serviço teve como objetivo atender a 100% da população de Guaçuí, visando facilitar o acesso dos usuários aos serviços de saúde.

Conforme informações da Semus, resumindo, o levantamento foi feito pela equipe da Atenção Primária à Saúde e da UBS e contou com o apoio das agentes comunitárias de Saúde que trabalharam, inclusive, fora de suas áreas de atuação no dia a dia. Todos fizeram o levantamento dos dados feito nos locais de atuação dos agentes. Com esse trabalho, foi possível chegar a um diagnóstico da situação das ESF em Guaçuí, para a redefinição das áreas que são cobertas pelas unidades, principalmente, para atender aquelas que pudessem estar descobertas, ou seja, sem atendimento dos agentes comunitários de Saúde (ACS).

Conforme explica o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fabiano dos Santos e Souza, o principal objetivo do remapeamento é contribuir para uma reorganização do modo assistencial, a partir da atenção básica, visando fortalecer as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde de forma integral e contínua. “Devido ao crescimento territorial de algumas áreas do município de Guaçuí, se fez necessário um novo remapeamento que distribua essa população de forma igualitária em cada microárea, atendendo a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB)”, esclarece Fabiano.

O objetivo principal é melhorar o atendimento à população, com a organização de cada área que compete ao agente de Saúde e que está inserida nas Unidades de Saúde da Família

Logo, como destaca a Semus, o objetivo principal é melhorar o atendimento à população, com a organização de cada área que compete ao agente de Saúde e que está inserida nas Unidades de Saúde da Família, com atualização dos dados – o que não era feito há algum tempo, o que é fundamental para o exercício das atividades, conforme ressalta a Semus. E na busca desse objetivo, cada agente comunitário de saúde da zona urbana ficou com uma média de 650 pessoas para serem atendidas, enquanto na zona rural, 350, não podendo ultrapassar a 750 pessoas.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, também ressalta que o objetivo principal do remapeamento é aumentar e melhorar a cobertura das ESF à população. “Com esse remapeamento, pudemos identificar onde estava faltando agentes comunitários de saúde (ACS) e onde também vamos ter que melhorar ainda mais o serviço”, afirma o secretário.

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Remapeamento redefine área de cobertura das unidades de saúde

Com esse trabalho, foi possível chegar a um diagnóstico da situação das ESF em Guaçuí, para a redefinição das áreas. (Divulgação Semus)

https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/11/remapeamento-redefine-area-de-cobertura-das-unidades-de-saude.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade