Cultura, Turismo e Esporte

Adaptação de Shakespeare em cartaz no Teatro de Guaçuí

A adaptação de “Coriolano” está sendo apresentada pelo Grupo Teatro Empório nesta terça, quarta e quinta. Também será realizada oficina de dramaturgia

Por Comunicação Guaçuí , fonte Cultura Guaçuí
Publicado em 09/10/2018 às 14:45  •  atualizado há 2 dias

O Grupo Teatro Empório (GTE), criado em Vitória, apresenta seu novo trabalho, “Coriolano”, de William Shakespeare, com adaptação e direção de Leandro Bacellar, nesta terça, quarta e quinta-feira (9 a 11), no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí. No elenco, estão o próprio Leandro Bacellar, Ramon Alcântara, Stace Mayka, Nívia Terra e Dayanne Lopes. A direção de produção é de Leandro Bacellar e Ramon Alcântara e a tradução, de Nelson Jahr Garcia.

Conforme explica o diretor, tudo acontece no palco: a peça, a plateia, o som, a luz, tudo estará ali, presente. A adaptação do espetáculo preconiza, acima de tudo, a experiência teatral e tenta suscitar o entendimento por meio da fruição e participação do público presente ao espetáculo. “É uma peça difícil de ensaiar. Sem parte dos atores (plateia), fica um vértice essencial faltando. Ficamos o tempo todo trabalhando com a suposição do que a plateia vai fazer”, afirma o diretor e dramaturgo Leandro Bacellar.

Para não deixar o público constrangido com a ideia de participar do espetáculo, a proposta do GTE é dividir o público por níveis de participação. “São três níveis. O primeiro, de participação total, o segundo médio, e o terceiro assiste ao espetáculo”, esclarece. “Cenas de batalhas, fóruns, sonoplastia e iluminação são realizadas pelo público, por exemplo”, completa.

Apesar da fidelidade ao texto e à tragédia, o espetáculo é muito bem humorado. “Shakespeare é trágico e cômico, é um gênio atemporal. O espetáculo precisava ser fidedigno ao texto para que a linguagem buscada pelo grupo pudesse dar certo”, afirma Bacellar.

Coriolano pode ser a última tragédia de Shakespeare. Mesmo que a evidência externa de sua data real seja escassa, o estilo sugere um momento por volta de 1608. A dramaturgia conta a história de Caio Marcio Coriolano, um general romano, temido e reverenciado, que está em desacordo com a cidade de Roma e seus cidadãos. Impulsionado a ocupar a

poderosa e cobiçada posição de cônsul por sua mãe controladora e ambiciosa, Volumnia, ele não está disposto a agradar às massas, cujos votos ele precisa para assegurar o cargo. Quando o povo recusa a apoiá-lo, a raiva de Coriolano gera um protesto que culmina em sua expulsão de Roma. O herói banido se alia então ao seu inimigo declarado para vingar-se da cidade.

Oficina

Além de trazer o espetáculo, como parte da contrapartida do projeto, o Grupo de Teatro Empório, realizará uma oficina gratuita sobre criação em dramaturgia em Guaçuí, que será ministrada por Leandro Bacellar, com carga horária de 12 horas, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11). Estarão disponíveis de 20 a 25 vagas, para pessoas com idade mínima de 16 anos, que receberão certificado. As oficinas irão acontecer no Teatro Municipal Fernando Torres, das 9 às 16 horas. As inscrições podem ser feita pelo e-mail producaogte@gmail.com o assunto “Inscrição Oficina”.

Texto: William Shakespeare

Tradução: Nelson Jahr Garcia

Adaptação de Dramaturgia e Encenação: Leandro Bacellar

Elenco: Leandro Bacellar, Ramon Alcântara, Stace Mayka, Nívia Terra e Dayanne Lopes.

Trilha Sonora: Leandro Bacellar

Figurino e Cenário: Ramon Alcântara

Desenho de Iluminação: Leandro Bacellar

Coordenação de Palco e Som: Maurício Ramos de Aguiar