Escola e membros do Rotary Clube apoiam o Dia Mundial da Limpeza

Mais duas palestras foram proferidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), para alunos do distrito de São Pedro de Rates e para integrantes do Rotary Clube de Guaçuí.

Por Comunicação Guaçuí, fonte SEMMAM
Publicado em 04/09/2018 às 09:06  •  atualizado há 1 dia

Mais duas palestras foram proferidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), na última quinta-feira (30), para alunos do distrito de São Pedro de Rates e para integrantes do Rotary Clube de Guaçuí.

Cerca de 60 alunos com idades entre 12 e 14 anos da Escola Elvira Bruzzi localizada no distrito de São Pedro de Rates, receberam informações sobre a importância da coleta seletiva, o uso racional da água e o descarte correto do lixo, visando as ações comemorativas ao Dia Mundial da Limpeza ou World Cleanup Day previsto para os dias 10 a 15 de setembro.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, as ações que serão realizadas por seis dias consecutivos em Guaçuí relativas ao Dia Mundial de Limpeza, visam promover a mobilização de voluntários para a limpeza de pontos críticos da cidade,  simbolizando a necessidade de conscientização da sociedade para um grave problema que é o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Apoio do Rotary Guaçuí

No período noturno, atendendo a convite do Rotary Clube de Guaçuí, também foi apresentado aos membros da organização internacional, detalhes sobre o  Dia Mundial do Meio Ambiente que nasceu na Estônia em 2008, onde o Rotary local também está envolvido.

Na oportunidade, também foi discutido sobre a importância de se manter a cidade limpa, tarefa esta que só atingirá o devido êxito com o envolvimento dos moradores.

Alerta: Problemas causados pelo descarte inadequado do lixo

Alagamentos e inundações

O descarte inadequado de lixo é uma das principais causas de alagamentos e inundações nas grandes cidades. Isso porque resíduos sólidos jogados em vias públicas e em cursos d’água (canais, córregos, rios) impedem o escoamento rápido das águas pluviais. Com isso, a ocorrência de enchentes aumenta consideravelmente.

Aumento da poluição

O lixo, quando jogado em vias públicas ou depositado ilegalmente em áreas particulares e aterros clandestinos, polui o solo e lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna do local. Dependendo do grau de contaminação e do tipo de contaminantes presentes, este problema coloca em risco a saúde pública.

Desperdício de dinheiro público

O descarte irregular de lixo aumenta os gastos públicos dedicados à limpeza urbana. Isso porque a prefeitura, que já gasta com a coleta e destinação final dos resíduos sólidos, é obrigada a alocar mais verbas no setor de limpeza urbana para recolher os detritos das vias públicas que foram descartados inadvertidamente pela população.

Desvalorização de imóveis

Bairros em que os moradores e comerciantes não prezam pela limpeza de vias públicas, praças e terrenos particulares, perdem valor imobiliário. São considerados “terra de ninguém”, onde as pessoas se sentem à vontade para descartar lixo, entulho, mobília e materiais em qualquer lugar. Isso favorece a proliferação de roedores e insetos, além de favorecer as enchentes, prejudicando a saúde dos próprios moradores e comerciantes.

Obstrução de vias públicas

Depositar entulho em vias públicas prejudica o trânsito de pedestres, ciclistas e até de veículos, o que pode causar inúmeros acidentes de trânsito. Além disso, há o risco de queda ao tropeçar em restos das podas de jardins e entulhos da construção civil. Para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, essas vias representam um grande risco.

Prejuízos ao turismo

Uma cidade turística suja acaba perdendo visitantes e a oportunidade de impulsionar a própria economia. A limpeza pública é um dos quesitos mais importantes na hora de vender a imagem de uma cidade que vive do turismo, e um viajante mais exigente acaba escolhendo outro destino para a próxima viagem.

Saúde pública

O descarte inadequado de lixo prejudica a qualidade de vida da população que habita a cidade: os resíduos contaminam o solo e a água, favorecem a proliferação de mosquitos, ratos, escorpiões, entre outros insetos e animais peçonhentos. Basta um recipiente plástico jogado em um terreno, por exemplo, para que seja formado um verdadeiro criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya.

Escola e membros do Rotary Clube apoiam o Dia Mundial da Limpeza

Membros do Rotary Guaçuí apoiam o Dia Mundial de Limpeza

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 4 dias  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação