Educação

Jardim de Infância comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

A atividade destacou o escritor Monteiro Lobato e sua principal obra infantil, “O Sítio do Pica-pau Amarelo”

3.793

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação)
Publicado em 18/04/2018 às 16:52  •  atualizado há 22 horas

O Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Zélia Viana de Aguiar – também conhecido com Jardim de Infância, de Guaçuí. E na manhã desta quarta-feira (18), alunos e educadores da escola participaram de uma atividade que tinha como principal objetivo despertar o conceito de ler, principalmente, em família.

A atividade destacou o escritor Monteiro Lobato e sua principal obra infantil, “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. “A ação teve como objetivo despertar nas crianças o conceito de ler em família, onde se estreitam os laços da afetividade, e os personagens encantam crianças e adultos”, explica a diretora da instituição Carol Moreira.

Durante as atividades, uma turma do Jardim de Infância cantou uma paródia sobre a leitura, composta pela professora Leia Costa, da Rede Municipal. “Cada apresentação teve o objetivo de despertar nas crianças o prazer e a curiosidade de viajar no mundo dos livros”, destaca a diretora. “A leitura faz com que o ser humano, desde sua tenra idade, obtenha, nos livros, o desenvolvimento da imaginação, o conhecimento de mundo, a criatividade, e viaja sem sair do lugar”, conclui.

Outras escolas do município também realizaram atividades para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. Este foi o caso da Escola Municipal José Antônio de Carvalho, no distrito de São Tiago que, com seus alunos, destacou grandes obras da Literatura nacional e mundial.

 

Monteiro Lobato

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, ele viveu um período de sua vida em fazendas e, por isso, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio. Assim, criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso, e em sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: Sítio do Pica Pau Amarelo que marcou com seus personagens Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa e Dona Benta, entre outros. Ele também apresentou personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só, e a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada. Também enriqueceu suas obras com mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Talvez seguindo como um lema a frase dita por ele, “Um país se faz com homens e com livros”, Lobato também mostrou para as crianças como é possível aprender brincando. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.

 

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Jardim de Infância comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia do Livro Infantil foi marcado por atividades em escolas de Guaçuí, como o Cemei Zélia Viana de Aguiar e a Escola José Antônio Carvalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/04/jardim-de-infancia-comemora-o-dia-nacional-do-livro-infantil.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade