Biblioteca Municipal recebe doação de livro de autor capixaba

O escritor Hermógenes Piassi fez a doação de dois tomos de seu livro “Piazzi & Piassi: uma família ítalo-brasileira”

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 04/08/2017 às 15:34  •  atualizado há 6 dias

A Biblioteca Municipal Dr. Custódio Tristão recebeu a doação, do escritor Hermógenes Piassi, de dois tomos do livro de sua autoria “Piazzi & Piassi: uma família ítalo-brasileira”. A obra foi produzida e editada com recursos do Prejto Pronac, do Ministério da Cultura (MinC), e esta á disposição dos interessados na biblioteca do município, como informa a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

O escritor Hermógenes Piassi é capixaba de São Domingos do Norte, servidor público do Governo do Estado e residente em Vila Velha. Seu livro “Piazzi & Piassi: uma família ítalo-brasileira” é dividido em dois volumes (tomos), com um total de 2.016 páginas. A obra resgata a história e genealogia da família, junto ao processo imigratório da Itália para a América (no Brasil, em especial). “Tudo desenvolvido e apresentado de forma ilustrada e em meio à formação cristã, tanto dos imigrantes quanto de seus descendentes”, explica o autor.

Hermógenes Piassi coloca que o ato da doação é importante, já que na execução do projeto cultural, aprovado pelo MinC, não havia mais recursos financeiros, nem do projeto e nem do autor, para cobrir despesas com remessa, via correio. Contudo, conta que já foram realizadas entregas em bibliotecas de outros estados e municípios que a narrativa do livro abrange no Brasil, mas não houve a possibilidade do mesmo ter sido feito a bibliotecas das regiões norte, nordeste e centro-oeste do País, além de municípios do interior do Espírito Santo. “E a doação de livros produzidos com recursos da Lei Rouanet visa atender objetivos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que tem como finalidade estimular a produção, a distribuição e o acesso aos produtos culturais, proteger e conservar o patrimônio histórico e artístico e promover a difusão da cultura brasileira e a diversidade regional, entre outras funções”, destaca o escritor, citando os objetivos do programa.

Contudo, ele destaca que a doação só está sendo feita a municípios que possuam uma biblioteca regularmente instalada e em pleno funcionamento, com servidor responsável, para ser cadastrado, registrado e tombado, o que é o caso e foi feito em Guaçuí. “Agora, a obra está à disposição de pesquisadores, estudantes e leitores interessados”, como destaca o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Biblioteca Municipal recebe doação de livro de autor capixaba

O livro “Piazzi & Piassi: uma família ítalo-brasileira” é dividido em dois volumes (tomos) e está à disposição na biblioteca municipal.

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 3 dias  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 2 meses  •  Educação

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA, CÂMARA E INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE GUAÇUÍ PARTICIPAM DE REUNIÃO VIRTUAL COM TCEES  há 2 meses  •  Educação