Prefeitura

Sesa apresenta a municípios projeto de implantação do Samu 192 no Caparaó

34

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:43  •  atualizado há 17 dias

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na manhã desta sexta-feira (07), na Câmara Municipal de Guaçuí, uma reunião de apresentação do projeto de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no Caparaó Capixaba, que faz parte da Rede de Urgência e Emergência. O encontro contou com representantes das secretarias municipais de saúde da região. A finalidade do Samu é o atendimento da urgência e emergência pré-hospitalar. Mas ele só pode existir na região se houver o respaldo do atendimento hospitalar. Por isso, estamos investindo, em parceria com a Santa Casa, na abertura de novos leitos de UTI em Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí, Anselmo Dantas, representante da SESA. Segundo a coordenadora geral do Samu 192, Engre Beilke, como resultado da reunião, ficou estabelecido que os municípios irão formalizar uma carta de intenções e formar uma comissão técnica para dar continuidade ao projeto. Faremos reuniões periódicas com os municípios para que eles façam as adequações necessárias, afirmou Engre. Todos os municípios da região receberão uma unidade, mas Guaçuí, por ser referência, receberá uma unidade avançada. Os representantes do governo capixaba ainda falaram da construção do Centro Regional de Especialidades (CRE), do Caparaó, que por ser construído com material pré-moldado já terá obras avançadas até o meio do ano. O transporte de pacientes para exames ou consultas em outros estados ou municípios também foi discutido. A ideia é implantar aqui na região o transporte sanitário, também conhecido como transporte eletivo. As propostas e números do transporte foram apresentados. Agora, a prefeita de Guaçuí, Vera Costa e o secretário de saúde, William Pires vão analisar a proposta, uma vez que o município teria que entrar com uma contrapartida. 

SAMU 192- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pelo governo federal junto às Secretarias de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde de cada estado organizadas regionalmente. O SAMU será um serviço de atendimento pré-hospitalar com central única, regulada por médico plantonista 24 horas. Dentre os princípios do SAMU estão: garantir a universalidade, equidade e a integralidade no atendimento às urgências, qualificar a assistência e promover a educação permanente das equipes de saúde na atenção às urgências.

Fotos

Sesa apresenta a municípios projeto de implantação do Samu 192 no Caparaó

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/sesa-apresenta-a-municipios-projeto-de-implantacao-do-samu-192-no-caparao-qrzfm.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade