Prefeitura

Saúde intensifica testagem e tratamento de sífilis

32

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:41  •  atualizado há 1 mês

Todo o atendimento para prevenção e também para tratamento da doença é disponibilizado pela prefeitura de Guaçuí para moradores do município e de outras dez cidades da região
 
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação
 
O próximo sábado (18) será Dia Nacional de Combate à Sífilis. Em Guaçuí, tem sido bastante intensificado o trabalho de prevenção e tratamento da doença, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). A equipe disponibiliza informações e testagem rápida para detecção da sífilis, além de medicamentos e acompanhamento médico para os casos confirmados.

A sífilis uma doença sexualmente transmissível (DST), infecciosa, que nas gestantes pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. Por isso, é importante que sejam tomados cuidados para a prevenção e, quando há contágio, a doença deve ser detectada o quanto antes e tratada adequadamente.

“A recomendação do Ministério da Saúde é que nas grávidas os testes rápidos para detecção de hepatites B e C, HIV e sífilis sejam feitos no primeiro, segundo e terceiro trimestres da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental. Além disso, o parceiro da gestante também precisa fazer os testes”, explica a coordenadora e psicóloga do SAE/CTA, Luciana Souza Nunes.

“O uso de preservativo é o que previne a sífilis e outras DSTs. Por isso, a cada mês o SAE/CTA distribui 11.520 preservativos principalmente nas unidades de saúde e também no Centro de Referência da Assistência Social (Cras)”, enfatiza Luciana.

Em Guaçuí, mais casos têm sido diagnosticados e tratados, graças à atuação efetiva da equipe do SAE/CTA. “É importante ressaltar que a elevação é reflexo do avanço no diagnóstico e no acesso da população ao exame – devido à intensificação das ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis no município – e não de um acréscimo no número de casos. Portanto, convidamos a população para fazer o teste, pois temos uma demanda reprimida ainda muito intensa, ou seja, as pessoas podem estar contaminadas sem saber”, destaca a coordenadora do serviço.

Em 2012, foi notificado apenas um caso de sífilis em gestante, encaminhada de outro município para Guaçuí. Em 2013 foram feitas 69 notificações, sendo cinco em gestantes. Foram 32 homens infectados e 37 mulheres. E neste ano, até o fim de setembro, foram 74 notificações, sendo 36 homens e 38 mulheres, e dessas, 12 são gestantes e três são casos de sífilis congênita (transmissão vertical de mãe para filho). Somente neste ano até setembro foram realizados 801 testes rápidos de sífilis.
 
Teste rápido

É realizado no SAE/CTA, situado na avenida Espírito Santo, na antiga Unidade de Saúde, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. O teste é feito às segundas-feiras, de 13h às 16h, e de terças às sextas-feiras, de 7h30 às 11h e de 13h às 16h.

Telefone: (28) 3553-3865
 
Quem pode fazer o exame

Pessoas acima de 13 anos e gestantes. Para pacientes com menos de 13 anos só é permitido fazer o teste com a presença dos responsáveis legais.
 
O que é o SAE/CTA
 
O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) é um programa do governo federal, que visa ao diagnostico e tratamento de casos de sífilis, hepatite virais, HIV, outras DSTs, além de casos referenciados de doenças infectocontagiosas como toxoplasmose, tuberculose, entre outras. O SAE/CTA de Guaçuí realiza aproximadamente 1.500 atendimentos por mês.
 
O objetivo é promover o acesso ao aconselhamento, ao diagnóstico do HIV, hepatites B e C e sífilis e à prevenção dessas e das demais DSTs, favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, com respeito aos direitos humanos e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.
 
O SAE/CTA de Guaçuí conta com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, técnica de enfermagem, farmacêutico e psicóloga.
 
A unidade também é referência em atendimento para outras dez cidades: Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi, Alegre e Muniz Freire.
 
Para mais informações sobre a sífilis, acesse: www.aids.gov.br/pagina/sifilis

 

 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Saúde intensifica testagem e tratamento de sífilis

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/saude-intensifica-testagem-e-tratamento-de-sifilis-vuotf.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade