Prefeitura

Projeto ensina crianças e adolescentes as bases do Empreendedorismo

33

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:50  •  atualizado há 16 dias

O Centro de Integração Social e Educacional Mãe Iracy (Cisemi) desenvolve o Projeto “Empreendedorismo Ação e Reação”. O Projeto trabalha a autoestima das crianças, possibilita desenvolvimento de atividades que despertam o empreendedorismo e desenvolve a cidadania.
De acordo com a diretora do Cisemi, Cláudia Rosana Moreira, quem faz parte do Projeto e cumpre as metas propostas pelo mesmo, tem a oportunidade de participar de atividades promovidas pelo Centro de Integração Social e Educacional. “Nossos educandos tem várias metas a cumprir. Uma delas é ter frequência na escola e bom comportamento”, afirmou Cláudia.
 
Segundo ela, para cada meta cumprida, o aluno ganha uma espécie de moeda chamada “Moeda Cis”. “Acima de 100 moedas, o aluno recebe uma ficha azul e pode participar de todas as atividades do Projeto, e trazer convidados também. Até 100, o aluno está na ficha amarela, considerado sinal de alerta; e abaixo de 100, ficha vermelha, são aqueles educandos que faltaram muito e não cumpriram a meta”, explicou a diretora.
A diretora informou que das 250 crianças e adolescentes que frequentam o Cisemi, apenas 20 ficaram com avaliação vermelha. “Esse dado é excelente, pois mostra o quanto os educandos estão interessados no Projeto e nas atividades”, enfatizou Cláudia.
 
Desenvolvimento da cidadania
Para a professora Silda Mota Gomes Moraes, o projeto tem dado muitos frutos.  “Tenho observado uma grande mudança no comportamento das crianças. Antes do projeto, muitas não tinham limites. Elas não tinham ideia do que dava para fazer com R$ 1,00, por exemplo. Hoje, elas conhecem dinheiro e sabem que é preciso cumprir tarefas e economizar com a moeda Cis para comprar as coisas que são oferecidas no Bazar do Cis e na Praça de Alimentação quando fazemos o Projeto”, enfatizou.
 
Segundo a professora, os educandos desenvolvem a cidadania, aprendem a respeitar o próximo e ser mais compreensivos. “As crianças estão mais organizadas e responsáveis. Hoje elas sabem o que é ter limites”, acrescentou.
 
A dona de casa Rosângela Diniz Farias é mãe de um educando do CISEMI. Segundo ela, o filho melhorou muito o comportamento dentro e fora de casa após frequentar as atividades. “Meu filho era muito caladão. Nosso diálogo melhorou, e hoje ele sabe se expressar”, afirmou.
 
Entendendo o projeto   
O projeto “Empreendedorismo Ação e Reação” envolve 250 educandos do Cisemi. O trabalho baseia-se em metas que devem ser cumpridas pelas crianças e pelos adolescentes atendidos. Bom comportamento, responsabilidade com as tarefas propostas, frequência no Centro Educacional e na escola e respeito ao próximo, são um dos quesitos que fazem os educandos terem bons resultados no projeto.
Com uma avaliação positiva, as crianças e os adolescentes adquirem uma espécie de moeda criada dentro do Programa, que se chama “Moeda CIS”. Com o “dinheiro” adquirido, os educandos participam de um minishopping que é montado a cada dois meses no Centro Educacional. Por lá há praça de alimentação e também um bazar com roupas e calçados, onde as crianças e os adolescentes podem comprar com sua moeda. Além disso, há brinquedos como pula-pula, escorrega, e atividades que promovem o desenvolvimento das crianças.
 
 Texto e Fotos: SERRANA FILETTI
 
 
Informações Adicionais
Centro de Integração Social e Educacional (Cisemi)
(28) 3553-3125
 
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaçuí
Serrana Filetti
(28) 3553-3344

Fotos

Projeto ensina crianças e adolescentes as bases do Empreendedorismo

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/projeto-ensina-criancas-e-adolescentes-as-bases-do-empreendedorismo-uqnwq.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade