Prefeitura

Médica cubana é apresentada às comunidades de São Felipe e Santo Antônio

30

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:43  •  atualizado há 1 mês

 
A profissional foi enviada a Guaçuí pelo governo federal, por meio do programa Mais Médicos para o Brasil

Um reforço para cuidar da saúde da população que reside no interior de Guaçuí. A médica cubana Yenkileini Aguilar Londres, que vai atender moradores das localidades de São Tiago, São Felipe, São Romão, Alcantilado, Santa Catarina e assentamento Luiz Taliuli Neto foi apresentada à comunidade nesta semana, durante visita da prefeita Vera Costa e do secretário municipal de Saúde, William Pires, às comunidades de São Felipe e Santo Antônio. A profissional foi enviada ao município pelo governo federal, por meio do programa Mais Médicos para o Brasil.

Ela vai atuar na atenção básica à saúde, cuidando especialmente da prevenção de doenças, e deve começar o trabalho nos próximos dias. A médica vai atender de segunda a quinta-feira, de 7h às 17h, percorrendo as unidades para as quais foi designada. Na sexta-feira, em cumprimento à regra do programa, ela se dedica aos estudos e ao contato com o Ministério da Saúde.

“A médica cubana não veio para tirar trabalho de nenhum médico brasileiro. Yankileini está aqui para somar, para acrescentar no atendimento à saúde em Guaçuí. É uma grande oportunidade para a população ser mais bem assistida próximo de casa”, enfatiza a prefeita Vera Costa.

“Com a chegada desta profissional, completamos 100% de cobertura no interior de Guaçuí, com médico o mais perto possível dos moradores. É um grande avanço. Essa iniciativa facilita muito a vida do produtor rural, que não precisa se deslocar até a cidade para buscar atendimento nas unidades”, destaca o secretário municipal de Saúde, William Nunes Pires.
 
Programa antitabagismo já está em funcionamento

Outra ótima notícia na área da saúde: o Programa Antitabagismo foi lançado também nesta semana em Guaçuí, na sede do Conselho Municipal de Saúde, localizado na avenida Marechal Floriano, centro da cidade. O programa disponibiliza tratamento gratuito para quem quer deixar o hábito de fumar e busca viver de modo mais saudável.

No mesmo dia do lançamento, já foi realizada a primeira palestra do tratamento. Dois grupos formados por 15 pacientes cada estão sendo atendidos.

O programa é coordenado pela seguinte equipe: o médico Alberico Benicá, a psicóloga Lidiane Simões e a enfermeira Mônica Faleiro.


Saiba como funciona o serviço

Quando o paciente demonstra interesse em participar do programa, ele é encaminhado para a primeira avaliação clínica, realizada por um enfermeiro, psicólogo ou assistente social na unidade de referência ou na mais próxima do bairro onde mora.

Assim que é formado um grupo de dez a 15 pessoas interessadas em fazer o tratamento, começam as sessões, que inicialmente são realizadas a cada semana, durante um mês. Depois, passam a ser quinzenais e, posteriormente, mensais. Os encontros se estendem por um ano.

Há pacientes que têm mais dificuldade para abandonar o vício. Para esses, além das terapias, é prescrito medicamento que é disponibilizado gratuitamente pela rede pública municipal para ajudar o viciado a se livrar da dependência química e psicológica do cigarro, embora o eixo do tratamento não seja medicamentoso.

“É uma grande oportunidade para quem quer parar de fumar, com tratamento adequado, de qualidade e gratuito”, comenta o secretário municipal de Saúde, William Nunes Pires.

Mais informações sobre o Programa de Combate ao Tabagismo
Secretaria Municipal de Saúde: (28) 3553-3861

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação PMG/ Luiz Ferreira
 
Mais informações:
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Médica cubana é apresentada às comunidades de São Felipe e Santo Antônio

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/medica-cubana-e-apresentada-as-comunidades-de-sao-felipe-e-santo-antonio-cyraz.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade