Prefeitura

Exposição em homenagem ao trabalhador fica aberta ao público durante o mês de maio

35

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:43  •  atualizado há 1 mês

A mostra recria cenários com profissões e ferramentas de trabalho que evoluíram ou que já deixaram de existir
 
Uma espingarda de 1929 e uma bicicleta de 1936. Essas e outras relíquias podem ser vistas na exposição “O Trabalho e as Profissões”, que promove uma espécie de viagem no tempo e resgata antigos ofícios. Algumas das atividades retratadas na mostra se transformaram bastante ao longo de décadas e outras já nem existem mais. A mostra evidencia o trabalho como principal foco da evolução humana e homenageia o trabalhador durante o mês de maio. 

Estão expostos instrumentos de várias profissões, montados em um grande cenário. Entre os ofícios apresentados estão o de leiteiro, tropeiro, sapateiro (fabricante de calçados), alfaiate, tipógrafo (montador de páginas para impressão), relojoeiro, barbeiro, tricoteira e boleira (cozinheira de bolos).

O projeto cultural é realizado pela prefeitura em parceria com João Bosco Figueiredo Cogo, que fez a montagem da mostra. Fascinado por antiguidades e colecionador de vários objetos antigos, ele resolveu montar em Guaçuí um pequeno museu que intitulou de Museu da Saudade. É proprietário também do antiquário de onde foram trazidas todas as peças que estão expostas. A curadoria é da Superintendente Municipal de Cultura, Cristina Gorini.

A mostra foi aberta oficialmente no último dia 30, véspera do Dia do Trabalhador, e pode ser visitada durante este mês. A entrada é gratuita. “A proposta é apresentar esses instrumentos de trabalho para quem não conhece e despertar a nostalgia em quem já viu ou mesmo chegou a utilizar algum dos objetos exibidos na mostra. Percebemos como os visitantes ficam encantados com o que encontram aqui. E, para nós que ajudamos a realizar essa mostra, as reações positivas do público são motivos de grande alegria”, destaca Cristina Gorini.

Visite a exposição "O Trabalho e as Profissões”!
Aberta durante o mês de maio, de 8h às 11h e de 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira, no Espaço Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, localizado na Praça da Matriz, nº 74.
 
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação PMG/ Luiz Ferreira

Mais informações
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Exposição em homenagem ao trabalhador fica aberta ao público durante o mês de maio

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/exposicao-em-homenagem-ao-trabalhador-fica-aberta-ao-publico-durante-o-mes-de-maio-xuzpv.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade