Prefeitura

Eventos vão alertar para o combate ao abuso de crianças em Guaçuí

43

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:46  •  atualizado há 3 minutos

O dia 18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – elaborou várias ações alusivas a data. A programação começa na sexta-feira (17) na Praça João Acacinho, às 09h, com exposição de quadros sobre o tema de enfrentamento a violência-infantil, tenda com apresentações de vídeos educativos, atendimento dos técnicos e educadores sociais a população participante  e distribuições de adesivos personalizados da campanha.
 
No sábado, dia 18, será o Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que vai acontecer na Câmara de Vereadores com início às 16h. Duas palestras serão realizadas: “Instrumento de Proteção Legal e Defesa das vítimas” e “Responsabilização dos Agressores”. A participação da população nesses eventos é fundamental no combate a este tipo de abuso.
 
Programação:
 
Dia 17 de Maio – Praça João Acacinho – a partir das 09h
  • Exposição de quadros sobre o tema de enfrentamento a violência-infantil.
  • Tenda com apresentações de vídeos educativos e atendimento dos técnicos e educadores sociais a população participante para esclarecimento sobre o tema de enfrentamento a violência sexual contra nossas crianças e adolescentes.
  • Distribuições de adesivos personalizados da campanha.

Dia 18 de Maio – Câmara de Vereadores – a partir das 16h
  • 16h - Palestra I: “Instrumento de Proteção Legal e Defesa das vítimas”.
Palestrante: CRISTIANO HEHR GARCIA - Doutorando em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito UNIFLU/FDC; Especialista em Direito Internacional pela Academia de Direito Internacional de Haia, Holanda; Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Cachoeiro de Itapemirim-ES, Gestão 2010-2012; Historiador; Professor Universitário e Advogado.
  • 16h50m - Palestra II: “Responsabilização dos Agressores”.
Palestrante: ELISSANDRA MENDONÇA SANTOS – Especialista em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal; Professora de Direito da Criança e do Adolescente.
  • 17h40m - Abertura para debate
  • 18h - Encerramento com Apresentação Cultural
Obs.: Haverá entrega de Certificados.


Saiba mais sobre o dia 18 de maio
 
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta.
 
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Símbolo da campanha
 

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009, e o que era para ser apenas uma campanha, tornou-se o símbolo da causa, a partir de 2010.

Fotos

Eventos vão alertar para o combate ao abuso de crianças em Guaçuí

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/eventos-vao-alertar-para-o-combate-ao-abuso-de-criancas-em-guacui-qdizo.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade