Prefeitura

Secretaria de Saúde de Guaçuí realiza ações contra a febre Amarela

395

Por
Publicado em 18/01/2017 às 10:28  •  atualizado há 1 mês

 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Divulgação
 
Várias cidades no Espírito Santo estão em alerta nos ultimos dias por causa da febre amarela,  três pessoas foram internadas nos últimos dias apresentando sintomas. Os pacientes são moradores dos municípios de São Roque do Canaã, no noroeste, Conceição do Castelo, na região Serrana, e Muniz Freire na região Sul. O Alerta na região acontece principalmente após o aparecimento de cerca de 80 macacos mortos em cidades do Espírito que tem divisa com Minas Gerais.
 
Segundo a secretaria Municipal de Saúde poucas unidades da  vacina contra a febre amarela chegam hoje (17) à tarde e serão atendidos prioritariamente pacientes que irão viajar para as áreas de risco do Espírito Santo, Minas Gerais, Norte, Centro Oeste e outros países. A secretaria de saúde está aguardando uma nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), informando como será a intensificação da vacina aqui no município,  segundo o cronograma as vacinas chegam entre quarta (18) e Quinta (19) na Superintendência Regional em Cachoeiro e posteriormente serão encaminhadas para toda a Região Sul, a expectativa é que tenha vacinas suficientes para a  imunização de toda a população do município. Serão vacinados crianças de 6 meses até idosos de 59 anos.
Os pacientes interessados em se imunizar deverão inicialmente se dirigir até a policlínica no bairro Quincas Machado, os atendimentos estão sendo feitos de 07h00min ás 13h00min, após a conclusão da nota técnica as vacinações serão realizadas em todas as unidades de saúde do município. Segundo o enfermeiro Werton, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não há motivos para correria aos postos de saúde pois a expectativa é que todos os moradores de Guaçuí serão atendidos.
 
Contraindicações
São contraindicadas gestantes em razão de possível risco de infecção para o concepto, pessoas com imunodeficiências resultantes de doenças ou infecção terapêutica por HIV, AIDS, neoplasias em geral (incluindo leucemias e  linfomas), pacientes que fazem uso de medicações ou tratamento imunossupressores (corticoides, metotrexate, quimioterapia, radioterapia). Disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como mi astenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma). Pessoas que tenham alergia ovos, a vacina é preparada em ovos de galinha embrionados. Eritromicina, antibiótico que faz parte da composição da vacina, gelatina, faz parte da composição da vacina ereação alérgica a dose prévia da vacina.
 
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). O agente etiológico (causador) é um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes vetores), pertencente ao gênero Flavivirus. A transmissão acontece exclusivamente pela picada dos mosquitos transmissores infectados. Não há transmissão de pessoa a pessoa. O período de incubação da doença é de 3 a 6 dias após a picada do mosquito infectado.
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/01/secretaria-de-saude-de-guacui-realiza-acoes-contra-a-febre-amarela-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade