Prefeitura

Dia Mundial de Combate à AIDS em Guaçuí

160

Por
Publicado em 30/11/2016 às 19:13  •  atualizado há 1 mês

O paciente interessado em fazer o teste pode ir até a sede da SAE/CTA, que fica localizado na Av. Espírito Santo.
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí
 
No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate a AIDS, a prefeitura municipal através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), faz uma campanha de conscientização e reflexão, pois os últimos dados fornecidos pelo ministério da saúde mostrou um aumento nos diagnósticos do vírus na região sudeste.
 
Na região sudeste tem 54.208 pacientes diagnosticados, sendo no Espírito Santo 1.793, Minas Gerais 3.443, São Paulo 43.644 e Rio de Janeiro 5.328 totalizando 93.260 no Brasil. Guaçuí notificou 185 casos de HIV segundo SINAN.
 
O paciente interessado em fazer o teste pode ir até a sede da SAE/CTA, que fica localizado na Av. Espírito Santo ao lado da secretária de Saúde ou no ESF mais próximo de sua residência. A unidade do SAE/CTA cuida do diagnóstico e tratamento de casos de HIV, sífilis, hepatite viral e outras DSTs. São aproximadamente 1.700 atendimentos por mês. O SAE/CTA dispõe de equipe multidisciplinar composta por medico, técnico de enfermagem, enfermeiro, psicólogo e farmacêutico, além de ser referência em atendimento para outras dez cidades: Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi, Alegre e Muniz Freire.
 
De acordo com o enfermeiro e coordenador do SAE/CTA, Fabiano dos Santos, de 2012 para 2016 houve um aumento de notificações de HIV. “Entre 2012 e 2015 observamos um aumento no número de notificações, não em virtude de a doença estar se espalhando, mas sim por causa da ampliação do serviço, a maior divulgação e a facilidade de acesso ao atendimento”, explica.
 
AIDS e Prevenções
 
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. O teste de HIV e rápido, o resultado e liberado em media de 20 minutos e muito seguro, e a prevenção esta acondicionada ao uso do preservativo em todas as relações sexuais.
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2016/11/dia-mundial-de-combate-a-aids-em-guacui-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade