Prefeitura

Projeto de Guaçuí é finalista no 9º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

781

Por
Publicado em 19/04/2016 às 18:26  •  atualizado há 1 mês

A prefeita Vera Costa disputa mais uma vez a premiação, com a criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar). Em 2014, na 8ª edição, ela foi campeã na categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto da Feira Livre do Produtor Rural.
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Lauro Leal e Prefeitura de Guaçuí/Divulgação
 
Gerar renda a partir do que muitos enxergam como lixo, contribuir com o meio ambiente e mais do que isso, mudar perspectivas de vida de 13 famílias. Objetivos alcançados com a criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar) e que colocam a prefeita Vera Costa na final do 9º Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cerimônia de premiação é realizada nesta terça-feira (19), na capital, Vitória-ES.
 
Ao todo, são finalistas, projetos de 25 cidades capixabas, que concorrem nas categorias: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Municípios Integrantes do G100; Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; e Inovação e Sustentabilidade, no qual o projeto guaçuiense concorre.
 
É a segunda vez que a prefeita Vera Costa concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Em 2014, na 8ª edição, ela foi campeã na categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto da Feira Livre do Produtor Rural, o que a classificou para a disputa da etapa nacional, em Brasília-DF.
“Mais uma vez Guaçuí está na disputa de um prêmio que é marca de gestões competentes e inovadoras. Em 2014 trouxe o troféu de campeã para Guaçuí com o projeto da nova Feira Livre do Produtor Rural, que melhorou a vida de 36 famílias, com ampliação de emprego e renda. Este ano, novamente, concorro com um projeto que mudou, também, a vida de 13 famílias, garante trabalho e renda, contribui com o meio ambiente e é exemplo para todo o Estado”, destaca a prefeita Vera Costa.
 
Asguamar
 
A criação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar) foi fruto de um trabalho da Prefeitura, por meio das Secretarias do Meio ambiente; de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; e da Educação, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
 
Foram retiradas do lixão cinco pessoas que trabalhavam no local, em condições precárias, e inseridas junto a outros trabalhadores no processo de criação da Asguamar. Atualmente 13 associados vivem da renda gerada à partir da coleta, separação e venda de materiais que seriam descartados, como plástico, papel, vidro e metal.
 
Os associados receberam capacitações para aprenderem noções básicas de gestão, de como trabalhar em grupo e de como obter lucro da atividade. Os treinamentos foram uma parceria da Prefeitura de Guaçuí e do Instituto para o Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Espírito Santo (Instituto Sindimicro) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
 
O trabalho da Prefeitura disponibilizou, ainda, um espaço adaptado e preparado para servir de centro de triagem, com equipamentos como prensa, elevador de fardos e balança. Além disso, a Prefeitura disponibilizou um caminhão baú para a coleta e instituiu o pagamento por serviços ambientais (Entenda: http://goo.gl/5G4p4r).
 
Como funciona o prêmio?
 
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visa reconhecer e incentivar gestores públicos de todo o Brasil que implantam projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.
 
Na etapa estadual, após a inscrição realizada pelas prefeituras, a comissão julgadora avalia cada projeto, a fim de analisar se estão aptos a concorrer, ou seja, se atendem aos critérios exigidos no regulamento proposto pelo Sebrae.
 
Em seguida, vem a fase de pré-seleção, em que é atribuída uma nota aos inscritos. Após esta avaliação, os aprovados recebem visita técnica da equipe julgadora e uma nova pontuação, que define os vencedores na etapa estadual. Estes estão aptos a participar, finalmente, da competição nacional.
 
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 

 

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2016/04/projeto-de-guacui-e-finalista-no-9-premio-sebrae-prefeito-empreendedor-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade