25ª Feira do Verde: consulta pública discute criação de Unidade de Conservação na Cachoeira da Tremedeira

Publicado em 12/06/2015 às 18:14  •  atualizado há 2 dias

Nesta sexta-feira (12), às 19h, no teatro Fernando Torres. No mesmo evento, também será apresentada a proposta para implementação da Política Municipal de Educação Ambiental.

Texto: Prefeitura de Guaçuí/Jackson Vimercati Passos
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Divulgação

Mais que uma festa, a programação da 25ª Feira do Verde vai além e coloca em discussão questões importantes para contribuir com a educação e conscientização ambiental. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza nesta sexta-feira (12), às 19h, no teatro Fernando Torres, a consulta pública para criação da Unidade de Conservação Tremedeira – Cachoeira da Tremedeira – com mediação da gerência de Recursos Naturais do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

A consulta pública, além de ser uma exigência prevista em lei, da voz à comunidade para opinar sobre a criação da unidade de conservação. Com essa área criada, o município poderá destinar compensações ambientais e até criar um polo ambiental para educação e orientação.

“O local poderá ser destinado à exploração sustentável de recursos naturais com a preservação total do ecossistema, além de receber pesquisas e visitação para promover a educação ambiental”, explica o secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.

Política Municipal de Educação Ambiental

No mesmo evento, também será apresentada a proposta para implementação da Política Municipal de Educação Ambiental, que vai colocar em discussão junto aos presentes o trabalho que já é realizado, pontos que necessitam ser desenvolvidos e, ainda, abrir espaço para sugestões. A ação será mediada pela gerência de Educação Ambiental do Iema.

Saiba mais

A Secretaria do Meio Ambiente elaborou o projeto para transformar o Parque Municipal de Pesca Esportiva e Lazer “Danilo Lopes Rodrigues”, local conhecido como cachoeira/parque da Tremedeira, numa Unidade de Conservação. Atualmente, a região não se enquadra no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A proposta conta com a parceria e orientação do Iema.

Com a aprovação do projeto da unidade, o Governo do Estado entregou ao município equipamentos para ampliar o trabalho de gerenciamento no local e em outras atividades.  A Secretaria do Meio Ambiente conta agora com: aparelho GPS (Global Positioning System), máquina fotográfica, computador e impressora.

Confira a programação da 25ª Feira do Verde

12/06 - sexta-feira
13h00 às 17h00 Exibição dos vídeos da III Mostra de vídeos Curtas Ambiental (Teatro Fernando Torres)
21h30 Show com a banda EM CHAMAS
23h30 Show com a BANDA ZEN

13/06 - sábado
13h00 Torneio de futebol society (Campo Bom de bola II - parque de exposições)
21h30 Show com a cantora NICE
23h30 Show com NO BATUQUE

14/06 - domingo
18h30 Show com NOVO JEITO
20h00 Show com a banda RETRÔ
22h00 Show com LAISA ALEIXO

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guaçuí.