25ª Feira do Verde: consulta pública discute criação de Unidade de Conservação e implementação da Política de Educação Ambiental

Publicado em 17/06/2015 às 14:11  •  atualizado há 2 dias

Sugestões podem ser enviadas pela internet, por meio do site da prefeitura – www.guacui.es.gov.br – até o dia 27 de junho.

Texto e foto: Prefeitura de Guaçuí.

A 25ª Feira do Verde serviu, também, para colocar em discussão questões importantes para contribuir com a educação e conscientização ambiental. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), realizou na noite da sexta-feira (12), no teatro Fernando Torres, a consulta pública para criação da Unidade de Conservação (UC) Tremedeira – Cachoeira da Tremedeira – e a apresentação da proposta para implementação da Política Municipal de Educação Ambiental.

Participaram o secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni; o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Hermes Guimarães; o chefe de instrução, sargento Fabrício Tavares e atiradores do Tiro de Guerra 01-013; a chefe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcia Varela; alunos da Universidade Federal do Espírito Santo; do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); da Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó (Facec); da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre-ES (Fafia); além de integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

A consulta pública para criação da UC, além de ser uma exigência prevista em lei, da voz à comunidade para opinar. Com essa área criada, o município poderá destinar compensações ambientais e até criar um polo ambiental para educação e orientação, garantindo a recuperação e preservação do ecossistema local.

Durante o evento foi proporcionado um momento de debate e de esclarecimento de dúvidas. A discussão foi mediada pelas técnicas da gerência de Recursos Naturais do Iema, Catarina Dalvi e Savana Nunes, além do secretário de Meio Ambiente, Weriton Soroldoni e do gerente de Programas e Projetos da secretaria, Fabrício Heitor.
De acordo com o secretário Weriton Soroldoni, a criação da UC é uma prioridade do Governo Municipal. “Este evento é um momento de comunicação com a comunidade. A criação da unidade de conservação é um processo que foi iniciado em 2000, com a desapropriação da área. Porém, só agora está sendo colocado em prática, pois foi uma prioridade de política pública definida pela atual administração”, afirmou.
Política Municipal de Educação Ambiental

A proposta para implementação da Política Municipal de Educação Ambiental, também foi apresentada, com o objetivo de permitir que instituições e a sociedade participem do processo, discutindo e fazendo contribuições que possam melhor o plano já formatado.

De acordo com a técnica da gerência de Educação Ambiental do Iema, Anna Cláudia Tristão, Guaçuí é o primeiro município do interior a estar discutindo a Política Municipal de Educação Ambiental. “Essa política é fundamental para a execução de atividades de sensibilização e Guaçuí está um passo a frente, já avançou nessa questão, colocando a proposta em discussão. Logo o Estado vai cobrar uma movimentação dos municípios e vocês já estarão a frente”, afirmou a técnica.
Até o dia 27 de junho, quem não participou do evento, pode enviar sua contribuição pela internet, por meio do site da prefeitura – www.guacui.es.gov.br –. Existem dois botões verdes na parte superior do site, do lado direito, que abrem formulários para que mensagens sejam enviadas. Você pode enviar uma sugestão sobre a UC ou a Política Municipal de Educação Ambiental (veja imagens abaixo).

Saiba mais

A Secretaria do Meio Ambiente elaborou o projeto para transformar o Parque Municipal de Pesca Esportiva e Lazer “Danilo Lopes Rodrigues”, local conhecido como cachoeira/parque da Tremedeira, numa Unidade de Conservação. Atualmente, a região não se enquadra no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A proposta conta com a parceria e orientação do Iema.

Com a aprovação do projeto da unidade, o Governo do Estado entregou ao município equipamentos para ampliar o trabalho de gerenciamento no local e em outras atividades.  A Secretaria do Meio Ambiente conta agora com: aparelho GPS (Global Positioning System), máquina fotográfica, computador e impressora.

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guaçuí.