Prefeitura

Prefeitura inova no ensino com Escola de Tempo Integral e amplia atendimento no campo com novos caminhões

29

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 25/03/2015 às 00:40  •  atualizado há 9 dias

Serão atendidos 150 alunos com idades entre 11 e 15 anos, com aulas diferenciadas pela manhã e à tarde. As Secretarias de Agricultura e Obras receberam veículos para ampliação de serviços.


Texto: Prefeitura de Guaçuí/Jackson Vimercati Passos
Fotos: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira/Jackson Vimercati Passos e Divulgação

Dia de importantes realizações e de muita alegria em Guaçuí na sexta-feira (20). A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, inaugurou o programa “Escola de Tempo Integral” da escola municipal de ensino fundamental Deocleciano de Oliveira (D.O.) e entregou caminhões às Secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos.

Participaram a prefeita Vera Costa; o vice-prefeito Miguel Riva; os deputados federais Carlos Manato e Sérgio Vidigal; os deputados estaduais Josias da Vitória e Rodrigo Coelho; o presidente da Câmara Municipal, Paulinho do Vitalino; vereadores, secretários municipais, autoridades políticas e militares da região, representantes comunitários e população.
O “Escola de Tempo Integral” funcionará na Casa de Veneranda, uma instituição filantrópica do município. A Prefeitura alugou o espaço e a Secretaria de Educação transformou o local em anexo da escola D.O., que agora abrigará o programa.

Para deixar o prédio em condições, foi feita uma reforma geral com adaptações e melhorias na estrutura: pintura, instalação de portas e outros acertos. O espaço é composto por cinco salas de aula, sala de professores, sala de esportes, refeitório, cozinha, secretaria e amplo pátio para atividades de recreação. O local, ainda, recebeu uma série de equipamentos como carteiras, computadores, impressora e quadros brancos.

Serão atendidos 150 alunos, de idades entre 11 e 15 anos, divididos em cinco turmas nos 6º (duas salas), 7º, 8º e 9º anos, em aulas das 07h10 às 15h30, com as mesmas disciplinas da escola convencional pela manhã. Já à tarde serão ministradas oficinas de artesanato, música, conteúdo educacional diferenciado com letramento, sustentabilidade, matemática, jogos de lógica e raciocínio além de esportes como box, jiu-jitsu, slack-line e futsal. E para nenhum aluno perder a força durante o dia, a alimentação será reforçada: café da manhã, almoço e lanche vespertino.
A secretária da Educação, Márcia Couzi, destacou o avanço que o programa representa para o ensino de Guaçuí. “Estamos elevando a qualidade do ensino no município, num espaço muito bom, que representa um salto em relação ao que trabalhamos até hoje”, pontuou.

Presente no evento, o deputado federal Sérgio Vidigal reconheceu a importância do novo modelo de ensino. “Quando estava vindo para Guaçuí, disse que iria participar da inauguração de uma indústria de conhecimento e reforço dizendo que a importância disso tudo, da escola, da estrutura, é que a educação é o único patrimônio que ninguém pode nos tirar”, disse o deputado.
Secretária da Educação, Marcia Couzi, deputado federal Sérgio Vidigal e prefeita Vera Costa.
 
Para a prefeita Vera Costa é muito mais que a concretização de uma proposta educacional. “É a realização de um sonho, é um programa que estamos iniciando para 150 alunos e que tenho certeza que fará a diferença. Estamos ofertando o que há de melhor, desde o conteúdo educacional até atividades esportivas diferenciadas”, afirmou.

Novos caminhões vão beneficiar a agricultura e abastecimento de água

A prefeitura entregou caminhões 0 KM às Secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos. Os veículos vão atuar em ações que apoiem os produtores rurais do município e também no abastecimento de água da cidade. Os recursos para compra foram liberados via emendas parlamentares dos deputados federais Carlos Manato e Sueli Vidigal (atual secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo) e, também, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Fundo Cidades).
As emendas representaram um investimento de R$ 836.500,00 por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Fomento do Setor Agropecuário, do Ministério da Agricultura, na compra de três caminhões com caçamba basculante e um com carroceria de madeira. Já com o recurso do Fundo Cidades, R$ 189.666,00 foram destinados à compra de um caminhão pipa

Os caminhões terão importância fundamental para garantir eficiência na recuperação e manutenção das estradas vicinais, além de fortalecer o abastecimento de água tratada nas áreas urbana e rural em períodos de seca ou quando houver manutenção nas redes de distribuição.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, Wendel Amaral, resaltou a importância dos caminhões. “Com essa aquisição, além da manutenção de estradas, vamos apoiar os projetos de transporte de cana-de-açúcar para alimentar gado em período de seca e o Programa de Incentivo ao Uso do Calcário Agrícola, que careciam de um veículo como esse para atender a demanda”, pontuou Amaral.

De acordo com o deputado federal Carlos Manato, o trabalho para conseguir viabilizar o recurso para compra dos caminhões demonstra a capacidade da administração de, mesmo em tempos de crise, se organizar. “A maior vitória da atual administração foi limpar o nome da prefeitura, foi recuperar as certidões que não existiam e que fizeram o município perder recursos anteriormente. Foi o trabalhado desta administração que permitiu ser possível hoje entregar esses quatro caminhões”, finalizou.
A nova patrulha mecanizada facilitará a logística no escoamento da produção agrícola, o transporte de alunos e o deslocamento de moradores das diversas comunidades rurais. “Temos muitos quilômetros de estradas para cuidar, tarefa que não é fácil. Nossa prioridade é garantir melhores condições para o homem do campo e preservar a mobilidade dos produtores e suas famílias é fundamental. O esforço da administração para adquirir esses veículos teve um carinho especial, pensando nos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou a prefeita Vera Costa.

Importância da agricultura

Em Guaçuí são aproximadamente 1.500 propriedades rurais, das quais 59% correspondem à agricultura familiar, que é responsável por mais de 60% da arrecadação municipal. No interior existem três assentamentos, dez associações de Banco da Terra e cinco associações de crédito fundiário, que juntos somam 416 famílias vivendo essencialmente da produção agrícola.


Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389


*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí

Fotos

Prefeitura inova no ensino com Escola de Tempo Integral e amplia atendimento no campo com novos caminhões

https://guacui.es.gov.br/noticia/2015/03/prefeitura-inova-no-ensino-com-escola-de-tempo-integral-e-amplia-atendimento-no-campo-com-novos-caminhoes.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade