Prefeitura

Feira do Verde: atividades e shows são sucesso de público

37

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 09/06/2014 às 17:25  •  atualizado há 17 dias

A programação, com propósito de conscientizar em relação às questões ambientais, atraiu milhares de pessoas ao Parque de Exposições e ao Teatro Fernando Torres.
 
Uma festa dedicada à conscientização da importância de cuidar da natureza e dos recursos que ela fornece para a manutenção da vida. Assim foi a 24ª Feira do Verde de Guaçuí, realizada entre a última quarta-feira (04) e domingo (08). O evento contou com ampla participação do público.
 
A feira foi o resultado de um trabalho de conscientização que teve início há três meses, quando estudantes de oito escolas públicas e particulares de Guaçuí começaram a produzir os filmes relacionados ao tema “Lixo! E eu com isso?!”, para exibição na II Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, que integrou a programação do evento.
 
A estimativa das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Cultura, Turismo e Esporte, que promoveram o evento, é de que aproximadamente 15 mil pessoas tenham visitado a feira nos cinco dias. Somente no Teatro Municipal Fernando Torres, nos três dias de exibição dos curtas-metragens, cerca de 1.700 alunos e professores – de Guaçuí e outras cidades – assistiram aos vídeos.
 
Estudantes do Ifes (campus Alegre), do distrito de Celina e do município de Muqui conferiram a mostra áudio visual. A professora Rithiele Queirós Cavatte esteve no teatro com 52 alunos do ensino médio da escola Senador Dirceu Cardoso, de Muqui, e ficou encantada com o resultado do trabalho das escolas de Guaçuí.
 
“Foi muito construtivo os estudantes poderem ver outros alunos fazer um trabalho como esse. Eles estão empolgados e encorajados a também realizar esta experiência em nossa escola, na nossa cidade. Além disso, esse projeto facilita na conscientização e trará resultados práticos para a preservação ambiental, pois ajuda a fixar de maneira mais fácil e descontraída o conhecimento para transformar a realidade”, destaca a professora.
 
Outras atrações
 
Além da mostra de vídeos, a feira contou com concursos de fotografia, vídeo amador e poesia; oficinas; atividades esportivas; apresentações culturais e shows musicais com as bandas regionais locais e regionais Alldeia, Projeto Feijoada, Dr. Cogumelo, Retrô, Projeto Paralelo 80, Mídia Show e a atração nacional Oba Oba Samba House.
 
No Parque de Exposições Francisco Lacerda de Aguiar, estandes com oficinas e produtos das escolas de Guaçuí receberam visitação de alunos do município e de outras cidades de sexta a domingo.
 
A Polícia Militar informou que não houve ocorrência grave no local durante a feira. “Foi um evento com grande público e que, mesmo assim, manteve o clima pacífico e ordeiro”, avalia o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Leonardo Ridolfi.
 
“O objetivo principal foi o resgate da feira com o propósito inicial para o qual ela foi concebida: um evento totalmente envolvido com as questões ambientais. Por isso reformulamos as atividades e as atrações e envolvemos tanto o corpo técnico escolar quanto os estudantes e, consequentemente, suas famílias. Esse foi um desafio bem recebido pela comunidade em geral, especialmente pelas escolas, que confiaram no trabalho. A resposta dos alunos foi fantástica e essencial para o sucesso da feira”, avalia o secretário municipal de Meio Ambiente, Weriton Soroldoni. Ele adianta que as atividades realizadas neste evento serão avaliadas em conjunto com diretores e professores para aprimorar as próximas feiras.
 
Confira quais foram os vencedores dos concursos de vídeo amador, poesia e fotografia
 
Os concursos de vídeo amador e poesia foram direcionados aos estudantes de ensino fundamental, médio, médio profissionalizante, educação de jovens e adultos (EJA) e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Já o de fotografia, além dos estudantes, foi aberto à participação também da população em geral.

A premiação para os primeiros lugares foi um tablet para o vencedor do concurso de poesia; um notebook para o ganhador do concurso de vídeo amador; duas câmeras fotográficas (uma para o primeiro lugar da categoria livre – população em geral – e uma para o primeiro lugar para a categoria estudante) no concurso de fotografia.
 
Concurso de vídeo amador

O vencedor, escolhido por votação popular, foi Apae, com vídeo sobre o projeto Cachoeira Limpa.

Concurso de fotografia
 
Modalidade escolar
Título: “A vida humana não é diferente de lixo”
Autor: Luan José Barbosa Ferreira
Escola Municipal José Antônio de Carvalho, do distrito de São Tiago
 
Modalidade livre
Título: “O consumo é nosso. O dever de cuidar e preservar também”
Autor: Giliard Santos Silva Campos
 
Concurso de poesia

Título: “Lixo! E eu com isso?!”
Autor: Heitor Souza Alves
Escola Municipal São Geraldo, localizada na sede de Guaçuí
 
 
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação PMG_Jackson Vimercati
 
Informações para a imprensa:
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
(28) 3553-3389

Fotos

Feira do Verde: atividades e shows são sucesso de público

https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/06/feira-do-verde-atividades-e-shows-sao-sucesso-de-publico.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade