Prefeitura de Guaçuí começa elaborar o PPA 2014-2017

Publicado em 17/06/2013 às 20:01  •  atualizado há 2 horas

A Prefeitura de Guaçuí iniciou a elaboração do PPA – Plano Plurianual para o período de 2014-2017. A metodologia contará com uma ampla discussão entre o poder público, o legislativo e a sociedade civil. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, as discussões que começaram no último dia 10 de junho, vão até o final de julho.

“É um momento importante em que podemos pensar o futuro de nossa cidade, a partir dos problemas que temos hoje e assim definirmos o que é prioritário, por isso, estamos ampliando o debate e queremos a maior participação possível da sociedade para que o PPA reflita a vontade de nossa gente”, explica a secretaria de planejamento.

Serão realizadas reuniões setoriais, discutindo problemas e soluções por área e após essas etapas serão realizadas quatro audiências públicas, nos Distritos e Sede do Município:

Distrito de São Tiago
EMEF José Antonio de Carvalho
10/07/13
Distrito de São Pedro de Rates
EMEF Professora Elvira Bruzzi
11/07/13
Distrito de São Miguel do Caparaó
EMEF Professora Guiomar Soares Azevedo
17/07/13
Câmara Municipal de Guaçui
24/07/13
19h00min

A Prefeitura também disponibilizará um link no site do município para os moradores deixarem sua sugestão. Essas sugestões serão diretamente encaminhadas à equipe coordenadora do PPA.

Plano Plurianual

É um plano de médio prazo, que estabelece as Diretrizes, Objetivos e Metas a serem seguidas pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos. Previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998, é uma importante ferramenta de gestão pública.
Com a adoção deste plano, tornou-se obrigatório o Governo planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas, somente devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA vigente.
A cada ano deve ocorrer uma avaliação do processo de andamento das medidas em desenvolvimento, o que permite um acompanhamento entre o previsto e o executado.