Audiência Pública sobre Educação de Surdos

185

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 16/11/2011 às 17:56  •  atualizado há 5 horas

O ato encheu o Auditório Deputada Judith Leão Castello Ribeiro na tarde desta terça-feira (08). Os convidados debateram em língua de sinais a necessidade do surdo ter o aprendizado de sua língua materna desde a mais tenra idade.

O conselheiro da Federação Nacional de Integração dos Surdos, José Onofre de Souza, fez um relato das dificuldades encontradas pelos surdos e seus familiares na busca pela educação fluente.

Entre as reivindicações estão a realização de concurso público para professores surdos de Libras, curso técnico profissionalizante para tradutores de libras, criação de escolas bilíngues para surdos, concurso público para professores de educação especial em âmbito estadual e municipal, núcleo de intérpretes para atender os surdos.

A professora e pedagoga da rede municipal de Vila Velha, Stella da Conceição Dias, deu seu depoimento aos parlamentares da Comissão, presidida pelo deputado Da Vitória (PDT) com a presença dos deputados Luiz Durão (PDT) e Nilton Baiano (PP). Ela acredita que os alunos surdos devem permanecer juntos na Escola Oral, e não espalhados pelas escolas regulares.

“Na escola regular, eles não têm condições de aprender. O ambiente não favorece a aprendizagem desses alunos”.

A professora defende que as crianças com problemas auditivos sejam alfabetizadas em separado para que se preparem melhor para posteriormente poderem estudar em escolas regulares que tenham intérpretes.

Texto: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO / Profª. Rosemárcia Marins

Maiores Informações